segunda-feira, janeiro 30, 2006

A injustiça de São Pedro!

No dia em que tinha preparado uma despedida gira e diferente para os amigos, o São Pedro decidiu preparar-nos uma surpresa... Mas porque é que será que o senhor se lembrou de fazer nevar no Alentejo, 40 anos depois?? E logo ontem!
O programa era mesmo giro e diferente. Se vou estar 9 meses fora, para um país tão diferente, porque não fazer também uma despedida diferente? E assim fiz!! Depois de alguns mails enviados, e de algumas confusões arranjadas, consegui reunir um número muito simpático de amigos para participar na corrida. Alguns amigos da Católica preparam-me um almoço num restaurante óptimo em Arraiolos. Aos restantes amigos teria a oportunidade de me despedir no kartódromo! Preparava-se uma vitória esmagadora da dupla Rodrigo e João Ascensão!
Mas os planos alteraram-se brutalmente no domingo de manhã! Quando acordei telefonei logo para Évora para saber como estava o tempo, e disseram-me que estava a chover, mas decidi manter a prova. 30 minutos mais tarde voltei a ligar... e o cenário tinha piorado: estava a NEVAR!! Em Évora porra!! Como é que é possível? Mandou o meu bom senso cancelar a corrida! Comecei aí a tarefa de enviar mensagens a toda a gente a dizer que afinal não havia programa...
Confesso que o meu sentimento na altura era de enorme tristeza! Todo o esforço que tinha feito, tinha ido por água abaixo! Dezenas de mails, de mensagens e de telefonemas que acabaram por se tornar totalmente em vão... Ou talvez não! Alguma razão há-de haver para as coisas terem resultado desta maneira... Alguém saberá!
Um dia conto-vos uma história que o Padre Tolentino me contou há uns tempos. A ideia era simples: "Deus sabe"!!
No mínimo um dia diferente...

P.S. - com alguma dose de loucura, mantivemos parte do programa! Alguns amigos da Católica fomos almoçar a Arraiolos! Ao "Alpendre"... aconselho vivamente (obrigado MartiN Gonçalves!). Para além do restaurante ser óptimo, foi giro ver os campos do alentejo cheios de neve, e de inclusivamente termos ficado presos nos trânsito (a A6 estava cortada...).

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Connections!

Já falta cada vez menos tempo para a minha partida para Shanghai. Em princípio será no dia 7 de Fevereiro, mas não é garantido. O ICEP está a tentar arranjar bilhetes para este dia, pelo menos é o que nos dizem! A pedido do Diogo Basílio e meu, vamos no mesmo dia para não termos que fazer a viagem de 15 horas sozinhos, e para começarmos logo à procura de casa. Os primeiros dias devemos ficar no HolidayInn... e não nos deve sair nada caro! À volta de € 15 por noite! Ah... a nossa casa vai ter 4 pessoas: a Guida, a Ana Margarida, o Diogo e eu... Acho que vai ser muito bom... São todos impecáveis!
Até agora, todos nós que vamos para Shanghai (somos 11), temos estado atentos para ir juntando o máximo de contactos possível. Eu pessoalmente tenho 2! Um deles é de peso: o contacto do Cônsul de Portugal em Shanghai! Foi o Sr. Lavagante, e a sua querida família, que me arranjaram. O outro contacto, também pode vir a ser muito útil: é de uma rapariga Chinesa, amiga de uma irmã da Chica Lima... o meu obrigado aos dois!!
Quem tiver contactos de pessoas em Shanghai, ou nas redondezas, sinta-se à vontade de os partilhar comigo... "a gente" agradece! Bem sei que China não é propriamente como Espanha ou Inglaterra, mas quem sabe se no fundo da vossa agenda, ou do vosso bloco de notas, não está lá um Daniel Wang qualquer...

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Que susto de fotografia!


E o que vos parece esta fotografia? Se a fotografia que vos mostrei há uns dias era de sonho... esta já é das que assusta! A cidade é gigante! Imaginem o que será viver numa cidade com 15 milhões de habitantes. E o pior é que aquilo está cheio deles... de chineses e de chinesas!! Mas enfim, vai custar ao princípio, mas depois vou habituar-me à ideia. Não tenho remédio!
A poluição é mais que muita... Se repararem na fotografia, parece que há uma auto-estrada em plena cidade. Se não for auto-estrada é no mínimo uma via-rápida!

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Nan Zheng Building, 580 Nanjing Road


Pois é... este vai ser o edifício onde vou trabalhar durante os próximos 9 meses. Fica na West Nanjing Road, que é conhecida como a zona mais comercial e de "shooping" da cidade. Durante algum tempo ainda estive na dúvida se ia ficar mesmo em Shanghai, ou se ia ficar na zona de Quanjiao a 400 Km. Graças a Deus, no outro dia o meu amigo Daniel Wang confirmou-me que ia mesma ficar na sede, em Shanghai. Disse-me também que terei que fazer visitas regulares ao parque industrial que eles têm na tal zona de Quanjiao. Confesso que esta ideia agrada-me muito, é da maneira que fico a conhecer mais a China... e à conta da empresa!!

segunda-feira, janeiro 16, 2006

O meu novo melhor amigo

As coisas parece que se começam a endireitar e a ficar mais definidas. Amanhã vou ao consulado pedir o visto para entrar na China, e ao que parece, 4 dias depois poderei partir! Mas calma! Isto não significa que me vá embora durante a próxima semana. Em princípio vou só lá para dia 8 de Fevereiro.




Entretanto já estou a trocar mails com o CEO da empresa para onde vou trabalhar, e posso dizer que já somos "bons" amigos. Até agora tem sido impecável e já se mostrou disponível para me ajudar a arranjar casa (não propriamente ele, mas o staff administrativo).
No meio de algumas informações muito práticas e básicas, o meu "amigo" já me pediu para fazer a tradução de português para inglês, e eu, na minha ânsia de agradar e de causar boa impressão fiz logo num dia... Acho que não ficou mal.

Em relação ao meu patrão apenas posso dizer que se chama Daniel Wang, é chinês e tirou um MBA em Liverpool... é um BOSS!! Depois de uma pesquisa no Google, descobri uma entrevista dele que vinha acompanhada por esta fotografia. Presumo que o senhor seja o do meio!!

sexta-feira, janeiro 13, 2006

As primeiras imagens de Shanghai



Enquanto não chego a Shanghai vou alimentando a imaginação com algumas fotografias disponíveis na Internet. Esta é uma fotografia de sonho... parece brutal! Noutros posts mostrarei as que me assustam...
Uma pergunta que me fazem constantemente, e ainda bem que a fazem, é quando é que vou para a China! A resposta é sempre a mesma: "Em princípio é no início de Fevereiro, mas não tenho nenhuma data marcada!". A demora está relacionada com a emissão dos vistos. O processo é simples e não é nada demorado, mas o ICEP, vá se lá a saber porquê, não tem ninguém que possa acompanhar este processo do princípio até ao fim.

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Prefácio de "O Expresso de Shanghai"

É verdade! Declaro inaugurado o meu blog, com o título: “O Expresso de Shanghai”! Não me perguntem porquê este nome, mas como não o achei terrível, decidi optar por este.
Muitos de vocês provavelmente já terão perguntado que raio de coisa quer dizer Nimen Hao Ma. A ideia inicial era que a morada fosse
www.nihaoma.blogspot.com, mas este registo já estava ocupado, e pensei logo para mim: "olha que bela me***! Unh... aliás, no stress! Vou escrever o mesmo mas no plural!" Pois bem, ni hao ma é mandarim e quer dizer, entre outras possibilidades, o seguinte:
- “Como está?”;
- “Tas bom?”;
- “Tudo em cima?”;
- “Tás porreiro?”;
- “Tudo fino?”
- “Tudo fixe”?
- “Como é que isso vai?”;
- Outros limitar-se-ão a dizer… “Tudo?”;
- etc.…
Depois de algum tempo a pensar numa morada para o blog acabei por decidir que era assim que ficava. Pretendo que esta seja uma boa forma de dar alguma dinâmica e interactividade ao blog, perguntando-vos como é que estão (não é Mary Veiga?!)! Se dá ou não... confesso que não sei. A dinâmica e interactividade dependerá de vocês, caríssimos(as) e fieis participantes. Esperemos que este espaço tenha interesse suficiente para que vocês vão fazendo os vossos comentários e tenham vontade de voltar. Aliás, vocês têm alguma responsabilidade no meio disto tudo, uma vez que o blog só sobreviverá se vocês colaborarem “com ele”… Garanto que farei o esforço para que o “O Expresso de Shanghai” seja um bom local para que se mantenham a par de todas as aventuras, histórias, alegrias, tristezas, trapalhadas, vitórias, derrotas que acontecerão durante os nove meses que ficar por terras chinesas… Uma vez que a minha imaginação e a minha escrita nem sempre são brilhantes, admito a possibilidade de muitas vezes apenas colocar fotografias e imagens dos sítios por onde for passando. Apesar de a fama do programa Contacto não ser esta, tenho a sensação de que vou trabalhar muito na Shanghai BizVision, a minha empresa (para os mais curiosos:
www.bvglobe.com). No entanto, tenho imensa vontade de todos os fins-de-semana ir conhecer Shanghai e as redondezas da cidade. Naturalmente estarei sempre acompanhado de uma máquina fotográfica para registar os melhores momentos… Não sei se as fotografias terão a qualidade das fotografias tiradas pelas profissionais Chica, “Mafaldas” e Rita Sousa, mas farei o esforço para pôr as mais interessantes e giras.
Felizmente, os potenciais interessados em visitar este blog são de diversos “géneros”… Provavelmente passarão pelo mesmo espaço pessoas com ideias e formas de estar totalmente diferentes. Uns atinados, outros mais avariados da cabeça; uns muito simples, outros mais refinados; uns beatos, outros mais ateus; uns preocupados com a vida; outros mais “cagões”; uns sérios, outros que só dizem barbaridades! Acho que é bom que assim seja! Assim, é de admitir que haja posts completamente absurdos para uns, mas com muito significado para outros… A mesma coisa poderá acontecer com os comentários! Acredito que utilizem o bom senso, que tenho a certeza que têm, quando fizerem os vossos comentários… Não é por mim, é pelas outras pessoas que possam visitar o blog.
Este não será o único meio de me manter em contacto. É verdade que é o meio mais provável, mas não é mesmo o único. As cartas e os mails pessoais continuam a ser uma óptima alternativa para mantermos um relacionamento próximo apesar da longa distância. A ida a Shanghai também é uma hipótese válida, mas tenho noção de que é mais complicada. A distância e o preço da viagem são para muitos um impeditivo, mas uma coisa vos garanto: estadia em Shanghai não pagam! Terão sempre um espaço em minha casa…
Com o tempo pode ser que vão surgindo novidades em termos de conteúdos. Por agora acho que vai haver uma secção para pôr links que considere úteis, e também uma secção com as minhas preferências musicais. Adicionalmente, vou fazer uma secção chamada: “A minha grafonola!”. É verdade! São influências da fantástica rádio Radar. Nesta secção colocarei a música que estiver a passar mais vezes no meu leitor de cd’s. Ah… como é óbvio não vai faltar a secção com link para o blog de vários amigos(as) “bloguistas”, muitos deles também em aventuras internacionais!
Bem, para introdução do blog acho que já chega. Relembro a todos que terão de me ajudar na tarefa de manter este blog vivo…. Espero que seja uma experiência gira e interessante para todos!
Abraços e beijinhos,
João Ascensão