terça-feira, julho 25, 2006

Os dias que correm...

Depois de uma semana sem dar de mim, aqui estou eu a escrever mais meia dúzia de palavras!! Não é para dizer nada de especial porque nada demais se passa por aqui. Continua tudo bem e de saúde! Animação, jantares e combinações não faltam... mas a novidade e a surpresa já não estão tão presentes! Passeios e voltas de bicicleta pela cidade têm sido muito menos frequentes por causa do calor e da humidade!
Sem dar grande carga negativa à "coisa" parece que já não há nada de novo para contar, razão de estar a escrever tão pouco... Terão que ser encontrados motivos alternativos para ir deixando um ou outro post!! A imaginação terá que funcionar...
Bjs e abraços e a continuação de uma boa semana para o caríssimo leitor!!

terça-feira, julho 18, 2006

Um fim-de-semana de luxo em HK...

Depois de um fim-de-semana em Hong Kong (para visitar e renovar o visto) e Macau aqui vão alguns registos do que foram estes 2 dias...


... reparem no olhar do homem da esquerda...

... passaram por nós claramente em excesso de velocidade...

... eu e André "Ningbo"...

... esta era suposto ter ficado artística, mas...

... eléctrico 1...

... eléctrico 2...

... os companheiros de viagem a HK! André, Ana, André e Duarte...

... à noite é ainda mais incrível!!

segunda-feira, julho 17, 2006

... e em Macau

As ruínas da Igreja de São Paulo...


... a baixa de Macau...

... as tabletas e os anúncios em português são imensos...

... Macau visto da torre...

... também se pode fazer body-jumping...

... os companheiros de viagem: Ana Godinho, André "Ningbo", Iana, André, Lu, Duarte e Patrícia! A Lu e a Patrícia também são contacteantes, mas em Macau! Foram as nossas guias... um 'obrigado' para elas!!

quinta-feira, julho 13, 2006

A tristeza de não estar aí...


Se durante o Mundial estava com alguma pena de não estar em Portugal para poder ir festejar para a rua as nossas vitórias… este fim-de-semana vai haver um acontecimento que me deixa ainda mais triste por não estar aí: o concerto dos SIGUR ROS! Para muitos pode parecer totalmente ridículo ficar triste por se faltar simplesmente a um concerto. Mas garanto-vos que este não é um concerto qualquer… é de arrepiar. Indescritível! É daqueles concertos em que durante 2 horas voamos e entramos noutra ‘dimensão’…
Se puderem ir… não percam a oportunidade! Vale a pena! Todos os minutos fazem com que o dinheiro gasto seja compensado sobremaneira.
Bem sei que não me devo queixar… estou em Shanghai a viver muitas outras coisas que não viveria aí. Ainda por cima, como já disse no post abaixo, este fim-de-semana vou com alguns amigos para Hong Kong e Macau. Não me posso queixar… mas este concerto é imperdível!




PS - para os mais curiosos e para aqueles que não conhecem Sigur Ros, ao lado têm o teledisco daquela que é, para mim, a melhor música deles... É meio polémico o vídeo (vejam a parte final!)!

PS - site: www.sigur-ros.co.uk/
PS - onde podem comprar bilhetes: http://www.pavilhaoatlantico.pt/site/pavatl_agenda_01.asp?eventoid=140
PS - não ganho comissão!

Quanjiao...

Ontem fui a Quanjiao, na província de Anhui. Diz-vos imenso, não é? Esta é uma cidade pequena, mas em Portugal seria a 3ª maior cidade do país, e basicamente fica no fim do mundo! E perguntam vocês: “mas porque é que foste ao fim do mundo?”. A resposta é simples: é lá que fica o parque industrial da Shanghai BizVision, a empresa em que estou a trabalhar.
Na terça-feira à tarde saímos de Shanghai em direcção a Zhenjiang, onde os 2 managers da empresa tiveram uma reunião com um V.I.P. da Sinopec, a maior empresa petrolífera Chinesa. No final da noite, já depois do jantar, partimos finalmente em direcção a Quanjiao, onde ficámos a dormir!
Na viagem de carro várias coisas me impressionaram. Sabia que a rede de transportes na China, especialmente nas zonas costeiras, é muito boa! Mas não fazia ideia que era tão boa. Tudo bem sinalizado, placas em caracteres e em inglês a dar as indicações, setas no chão, painéis electrónicos, separadores limpos, e muito mais. Impecável…
Já não devia ser novidade mas o que mais me espantou foi a condução dos chineses. É inacreditável! Se nas cidades andam devagar, nas auto-estradas estes ‘senhores’ não têm problema nenhum em carregar no acelerador e em serpentear por entre os ‘veículos’ que também ‘abrazam’ as estradas. Entre muitas outras, houve 2 situações que vale a pena contar, mas sem grandes pormenores:
- Porque não utilizar a berma da auto-estrada para ultrapassar todos os outros carros quando as outras 4 faixas à esquerda estão ocupadas? Esta proeza foi feita pela nossa querida secretária, a Jackas;
- Porque não entrar na auto-estrada pelo mesmo sítio por onde de lá saímos? Não perceberam? Eu explico… a saída da estação de serviço estava bloqueada por causa de meia dúzia de carinhas, mas seria sempre pouco tempo de espera. O senhor Daniel Wang ‘não vai de modas’: inversão de marcha, sentido contrário e toca a entrar na auto-estrada pela saída, pelo mesmo sítio em que minutos antes tínhamos passado para entrar na tal área de serviço. Se não perceberam depois faço um desenho…

É uma experiência de vida… valeu a pena! Gostei…
Em relação a Quanjiao… a tal cidade onde fica o parque industrial da empresa, deu para ter algum contacto com a China “real”. Acredito que no interior, bem interior, seja bem mais duro e bem mais pobre, mas já tivemos um cheirinho! Shanghai, como já devem ter percebido, de China tem muito pouco.
Do pouco tempo que estive em Quanjiao deu para perceber que é uma cidade que vive muito da agricultura. Alguns porcos e burros passeiam e dormem pela rua, muitos vendedores ambulantes tentam ir fazendo o seu negócio, muitas são as bancas e os pequenos quiosques com comida chinesa, as pessoas caminham pelo meio das estradas aparentando algum desalento e falta de rumo.
As casas são pessoas, e quase todas feias e sujas… não é um cenário agradável! No meio disto tudo encontro algo que me tenho vindo a aperceber nos últimos tempos: as condições, os edifícios e os meios que o governo chinês tem em sua posse. No meio daquela pobreza toda, estão 2 complexos governamentais gigantes. Incríveis… e numa cidade “pequena” como Quanjiao. O regresso para Shanghai foi feito de comboio, desde Nanjing. Quem é que nos levou de carro até lá? Um motorista do governo num carro fantástico…

De resto posso-vos dizer que continua tudo bem… com muita saúde, boa disposição e algum cansaço! Este fim-de-semana vou andar a passear. Vou a Hong-Kong e a Macau… desculpa: renovar o visto! Depois mostro fotografias…

Aqui ficam algumas fotos dos últimos 2 dias…

O "nosso" parque industrial. Como podem ver... ainda está no início!


Uma comitiva do Governo Regional passou por lá. Televisão incluída!

Isto é típico! Quando há uma reunião de pessoas... muitas outras se juntam para ver o que se passa!

O "patrão" a fingir que discursa!


Os porcos que vos falava!

A foto de "família": André, Daniel, Jackeline, uma senhora que não me lembro do nome e a minha pessoa... O "V" de vitória é típico e obrigatório!


O "resort" de Quanjiao...

segunda-feira, julho 10, 2006

A grande Shanghai em ponto pequeno!

Este fim-de-semana fui ao “Urban Planning Exhibition”, um dos museus mais conhecidos de Shanghai, não por ser brilhante, mas sim por ter uma maqueta gigante da cidade. É mesmo grande, são 600 m2 de Shanghai em ponto pequeno.
A quantidade de cinzento que existe nesta cidade é incrível! Quando cheguei a Shanghai, ao sobrevoar a cidade, fiquei impressionado com a quantidade 'industrial' de cimento. É inacreditável! Cimento, mais cimento, mais cimento... e ainda mais cimento! Dá para ter uma ideia pela fotografia em baixo... mas do ar é realmente impressionante!


Depois de 5 minutos a fazer lembrar "Onde está o Wally?", lá encontrei a nossa humilde 'maison'! Na fotografia em baixo vêm o nosso fabuloso condomínio. No canto superior direito está o "Cloud 9", que é um centro comercial enorme e caríssimo, onde também existe desde à 2 meses o Carrefour que vos falei há uns tempos!


Em plena Nanjing Xi Lu, uma das ruas mais comerciais de Shanghai, está o maravilhoso escritório da Shanghai BizVision. É no 35º andar do edifício que está apontado em baixo, na 'suite' 3505 num espaço de mais ou menos de 150 m2, que trabalham 10 indivíduos, 4 dos quais portugueses! Já somos 40% da força de trabalho desta empresa... É neste mesmo edifício que durante 2 horas, normalmente da parte da tarde, um senhor que por acaso é manager, arrota de forma "non-stop". É um espectáculo agradavél e simpático. E minha gente, quando digo "non-stop"... digo mesmo "sem parar"! São uns a seguir aos outros... No preciso momento em que escrevo estas palavras, estranhos sons saiem da boca deste senhor!

Outro espectáculo que vale a pena realçar é também a prestação que alguns bichos rastejantes fazem ao longo do dia... e por cima das nossas secretárias! Então agora com o calor... uuiiiii... é vê-las passar todas 'lampeiras'! Mais uma vez: é agradável e simpático!

Um das zonas mais conhecidas e espectaculares da cidade é Pudong. É considerado o centro financeiro da cidade! É aqui que estão os edifícios mais emblemáticos de Shanghai. Na fotografia em baixo podem ver os principais exemplares. À esquerda está aquele que será o segundo maior edifício do mundo (à frente continuará o "Taipei 101"): Shanghai World Financial Center. Não sei se sabem mas os chineses e os japoneses têm um ódio de morte... mútuo! O projecto inicial deste edifício tinho no topo uma abertura redonda. No entanto, passado algum tempo parece que surgiu um movimento (ou qualquer coisa semelhante) de chineses contra este facto, afirmando que tal fazia lembrar a bandeira japonesa! E na realidade tiveram sucesso. Se reparem na fotografia na parte de cima do prédio consegue-se ver o "remendo" que fizeram ao projecto.
Do lado direito está o JinMao! Este sim já está construído... e é brutal! Tem o bar mais alto do mundo, que curiosamente tem o mesmo nome que o centro comercial ao lado de nossa casa, o "Cloud 9"!

No meio do lado direito está a Pearl Tower! Bem feioso... mas também espectacular!

Do lado direito está um edifício que ainda não existe, e que não faço ideia o que vai ser! Com certeza será mais um gigante para acrescentar à lista...

quinta-feira, julho 06, 2006

Acabou o sonho que também alimentou Shanghai!!

Tenho me mantido em silêncio em relação ao Mundial 2006. Com medo de estar a "embandeirar em arco"... mantive-me em silêncio! Estava com esperanças de apenas escrever na segunda-feira depois de uma estrondosa vitória na final. Infelizmente é hoje que escrevo, sinal da derrota do nosso querido país no jogo de ontem!! Não tenho grandes receios em dizer que a derrota foi justa... os franceses apesar de arrogantes e irritantes, são melhores! Qualquer adepto de futebol sabe disto.
Sempre disse que Portugal tem uma boa equipa, mas nada que se compare com as melhores equipas do mundo: Brasil, Argentina, Inglaterra e França. Estas para mim eram as mais fortes. Destas, apenas a França continua. A nós coube-nos eliminar os 'bifes'... É óbvio que o desânimo e a tristeza são muitas, mas tendo em conta a nossa performance... QUE GRANDE MUNDIAL PORTUGAL FEZ, MINHA GENTE!!! PARABÉNS!!! Daqui a 4 anos há mais...


Aqui por Shanghai o nosso espírito teve sempre bem elevado. Quer dizer... principalmente depois de eliminarmos a Holanda o «astral» das tropas portuguesas neste lado do mundo esteve sempre bem alto. Estávamos todos, ou quase todos, convencidos que Portugal poderia chegar à final... e vencê-la! Não se falava de outra coisa... O momento alto foi, de longe, a eliminação da Inglaterra aos nossos pés graças aquele senhor com voz ridícula, o Ricardo! Ora... este mundial teve muitas coisas boas e bonitas... mas para acabarmos em beleza um qualquer milionário proprietário de um qualquer clube europeu podia passar ali no Edifício Visconde de Alvalade, assinar um cheque de 10 milhões de euros, e leva-lo! Eu não me importo de dar um saltinho a Portugal só para fazer o embrulho!!
Estou a ser "mauzinho", não estou? Não digam isso... eu até simpatizo com o 'guardião', mas realmente ele é bom é a fazer anúncios a frangos!!

PS - Agora por quem é se 'torce'? Eu pessoalmente acho que vou 'torcer' pelas italianas... desculpem... pela Itália!!