quinta-feira, agosto 31, 2006

Exame de consciência...

O facto de os chineses não serem um povo particularmente simpático é um dado quase adquirido. Felizmente há muitas excepções, mas é a ideia generalizada entre os expatriados. Tenho que admitir que ao princípio conviver com os chineses fazia-me alguma confusão, muito por causa da dureza e da rudeza com que falam entre si, das faltas de educação e pelo ar triste com que pareciam viver o seu dia-a-dia. As pessoas cospem, arrotam e empurram-se e as demonstrações de falta de respeito são constantes.
Infelizmente, não sou capaz de ser indiferente a estas “agressões”. De certa forma, torno-me também mais agressivo e menos compreensivo. Qualquer incompetência e falta de respeito merecem da minha parte um pensamento negativo. Para piorar a situação, os próprios chineses são muito subservientes e prestam demasiada vassalagem aos estrangeiros, colocando-nos numa posição de aparente ‘superioridade’. Inconscientemente torno-me arrogante e considero-me “senhor do mundo”.
Faço o esforço para não cair neste erro outra vez, mas parece que por vezes é demasiado forte. Fico triste e envergonhado. Fico a pensar no porquê de ter cometido novamente o mesmo erro. Sinto-me incomodado quando não consigo compreender a ‘outra’ parte e reajo de forma errada…

Para não tornar este post demasiado negativo e demasiado pesado, falo-vos também das coisas boas que me tenho apercebido nesta sociedade.
Hoje, e acredito que não seja só por estarmos no verão, já consigo identificar muito mais os seus momentos de alegria e de amizade. Uma das coisas que agora me apercebo é que o povo chinês é muito mais carinhoso e atencioso do que eu pensava, especialmente com as crianças. O facto de serem, a sua grande maioria, filhos únicos torna-os 100% dedicados e disponíveis para os seus filhos.
As caras que antes me pareciam paralisadas e sem confiança, hoje têm mais alegria e esperança.

segunda-feira, agosto 28, 2006

O novo passatempo 'Shanghaiense'...

A noite de Shanghai como já vos tenho dito ao longo dos últimos meses é uma loucura. A oferta é para todos os gostos e com uma diversidade incrível... Não conhecemos nem pouco mais ou menos 30% do que por aqui se pode conhecer! Mas se no início desta aventura a intensidade da vida nocturna era elevadíssima, agora estamos a passar uma fase muito mais calma. Os DVD's e os serões de conversa são muitos, no entanto encontrámos um novo passatempo: RISCO!!! Que maravilha de jogo... Sabem qual é? As noites de sexta e sábado foram passadas a jogar risco até às 4 da manhã...
As agressões militares e verbais foram incríveis, as discussões por causa das diferentes regras também não foram poucas, as surpresas e reviravoltas inesperadas foram uma 'constante'... enfim, RISCO ao seu melhor nível!!!

No sábado tivemos a companhia do Eduardo, flatmate do Tiago (Londres). Foi um serão bem passado... não haja dúvidas!!

PS - um bem haja para o Rente, namorado da Ana Godinho, que nos trouxe o jogo de Portugal! Há muito que o procuravamos pelas ruas de Shanghai... e nada! A espera foi díficil... mas finalmente este fim-de-semana matámos as saudades de nos tornarmos "os donos do mundo"...

quarta-feira, agosto 23, 2006

Fotografias de Shanghai...

Ao longo desta aventura tenho procurado partilhar convosco muitas fotografias... chegou agora a altura de partilhar muitas outras imagens!
Abri uma 'conta' no Yahoo e coloquei lá algumas das muitas fotografias que já tirei... vão a este link:

http://uk.pg.photos.yahoo.com/ph/joaoascensao2005/my_photos

Espero que gostem...

PS - é para ir actualizando e melhorando!!

sexta-feira, agosto 18, 2006

Ele há estrela de TV!!

O Luís e o Rodrigo, meus colegas BisVisianos, não estiveram no escritório. De portugueses apenas estava o André e a minha pessoa. A certa altura, e depois de mais uma fantástica reunião, o Mark Li (o "Vinhos") pergunta-nos muito naturalmente se queremos ir às gravações de um programa de televisão. Nós, espantados pela estranha pergunta, olhámos um para o outro, simultaneamente voltámos o nosso olhar para o "Vinhos" e dissemos (ler com prenúncia americana e não dar importância “aquela” palavra): "yeh... Fuck!! Why not???". E assim fomos.
Saímos do NanZheng Building, atravessámos a rua e em 20 passos estávamos nos estúdios da TV de Shanghai. Pelo caminho tivemos tempo de perguntar sobre o que era o programa… a resposta foi um displicente “é sobre vinhos”! Pensámos para nós: “porreiro! Bamos lá”!
Apenas por curiosidade, esta foi a segunda vez que fui às gravações de um programa. A primeira vez foi no belíssimo programa, reservado a intelectuais, que dá pelo nome de “Portugal no Coração”. Na altura, a Inês e o Tiago foram convidados para falar sobre o MSV…
Mas então, quando lá chegámos já estavam sentados uma bela soma de chineses à espera que as gravações começassem. Ora, não havendo lugar para nós, toca a montar mais uma linha de cadeiras para os últimos espectadores… e aonde é que a montaram? Ora bem… na “pole position”… na primeira fila!!
O programa chama-se “Strategic Decisions” e é passado na CNBC, e como é óbvio é em chinês. Muito bem, a experiência é gira e diferente, mas perceber o que se estava a falar… NNNAAAHHHH!! Para quê?? O importante era estarmos lá… e estivemos lá de corpo e alma! Para além de ter sido uma valente seca… foi BRUTAL!! Pensam vocês que foi só isto… NNNAAAHHHH!! De alguma maneira tínhamos que marcar a diferença. Com apenas mais um ocidental na sala, nós éramos os convidados VIP do programa. Volto a dizer que nós não estávamos a ver “boi” do que se estava a falar, mas chega a parte das perguntas para a bancada, e a quem é que vão logo? Isso mesmo… foram directos a nós, vieram logo com o microfone na nossa direcção!! Sorte a minha… deram-me o microfone! Mais tarde vim a saber a minha resposta foi a ‘milhas’ daquilo que me tinham perguntado. Não vos vou dizer ao certo como foi, mas exemplificando foi mais ou menos assim:
Apresentador - “Bom dia!! O que é que acha da comercialização de acerolas na polinésia francesa!!
Eu - “sim sim… gosto muito de caracóis!!!!”.
Foi ridículo!! Sim… foi!! Muito!! Mas não tenho culpa, foram fazer uma pergunta a alguém que estava a leste do paraíso.

No final fomos tentar falar com a responsável para ver se nos poderia arranjar uma gravação, mas infelizmente nada conseguimos! Não nos dão… O programa vai passar daqui a 2 semanas na TV. O problema é que não tenho a CNBC em casa, o que se torna um problema!! A ver vamos como resolvemos este imbróglio.

Conclusão: só por esta tarde os nove meses em Shanghai já valeram a pena!!!

Um bem haja e óptimo fim-de-semana para o ilustre leitor!!

quinta-feira, agosto 17, 2006

Está aí a chegar...


EU VOU!!!


QUERES VIR???????

terça-feira, agosto 15, 2006

...

quinta-feira, agosto 10, 2006

O cadeado do amor!!

Na montanha amarela muitos casais que lá vão compram um belo cadeado made in china e prendem-nos às protecções que os impedem e mantêm longe da queda que seria fatal...


...dizem que o amor entre eles permanecerá até que o cadeado se parta e caía...


... reparem nos corações 'inscritos' no cadeado...

terça-feira, agosto 08, 2006

Um fim-de-semana na Montanha Amarela...

Sexta-feira, 20:45 e estamos a sair de casa… atrasados como sempre! Passamos pelo McDonald’s para comprar o “pitéu” que nos vai aguentar vivos durante as próximas 12 horas. 21:50 e chegamos à Shanghai Railway Station. Alguns ‘aventureiros’ já lá estão, outros demoram a aparecer. 22:02 e nada de Martim e Rita. O comboio está quase a arrancar… como se fosse um thriller, com o esforço estampado na cara e com as pingas de suor a escorrer pela testa, os 2 sobem para o comboio segundos antes deste arrancar. Pelo caminho ficam o italiano Damiano e a chinesa Lilian.

Infelizmente não conseguimos bilhetes “soft bed”… tivemos que ir em “hard bed”. Pergunteis-me vós: o que é isso? Não é nada de mais, uma carruagem com um corredor junto às janelas e com várias cabines abertas, com 6 camas cada! Não é nada mau, só tem é um problema: tem chineses!! Por mais que nos esforcemos para ser indiferentes aos seus comportamentos, as diferenças comportamentais são tantas que a inpaciência chega facilemtne. Irrequietos, porcos, comem noddles '24-7', falam alto e tem uma elevada dose de despreocupação e desrespeito pela pessoa que está ao seu lado. O caso mais claro disto mesmo foi quando 2 chinocas, às 4:00 da manhã, que estavam na minha cabine preparavam a saída e falavam como se estivessem em carruagens diferentes. Nós que tentávamos dormir que nos aguentássemos à bronca. Claro que a impaciência chegou à ponta dos cabelos de alguns de nós e as meninas lá se calaram! Silêncio! Porra… afinal não… quando finalmente se calaram, chegou a altura de mastigar a pastilha elástica com a boca bem aberta e de 10 em 10 segundos rebentar o belo balão que com enorme prazer ia ‘construindo’! Mais um pedido de silêncio… e finalmente resultou!!
Enfim… o fim-de-semana foi bem mais do que isto, portanto… andiamo.

Por volta das 08:30 chegamos ao tão desejado destino: HuangShan, cidade de 150.000 habitantes próxima da Montanha Amarela. É nas montanhas que vamos passar o fim-de-semana! Um dos mais turísticos mais populares em toda a China.
Com direito a guia lá nos pusemos a caminho. O cenário era bonito mas ainda não nos cortava a respiração… teríamos que esperar mais um pouco.
Bom… em relação ao resto não vale a pena fazer grandes dissertações. Não tenho muito jeito para isso, e acho que nunca conseguiria fazer justiça à beleza do que vimos durante os últimos dias.
O ponto mais elevado tem mais de 1800 metros e proporciona um cenário incrível. São 32 picos que se estendem ao longo 154 km2, todos com nomes fantásticos: Jade Screen Tower, Heavenly Sea, White Cloud Stream, West Sea, Shixin Peak, Cloud Valley Temple, etc... Consta que a sua forma actual é resultado das movimentações da crosta terrestre há mais de 100.000 milhões de anos, a forma arredondado dos picos é resultado da erosão...
Bom, chega de conversa: vejam as fotos!!

Quem quiser conhecer melhor: http://www.chinavista.com/travel/huangshang/intro.html
Digo-vos que foram dias lindos, com gente impecável e que proporcionou excelente companhia! Possivelmente o fim-de-semana mais giro desde que cheguei a Shanghai. As conversas foram muitas, os risos e gargalhadas mais ainda, as estupidezes saudáveis em igual quantidade… o resto?
(as fotografias continuam o post em baixo!)

... hard bed...



... o grupo de aventureiros - portugueses, brasileiros, franceses, italianos, canadianos e chineses...


... Ana Godinho, André Ningbo e Guida...

... Guida, eu e Ana...

... típico chinês: a bandeirinha que guia o "bando" numa mão e uma "altifalante" na outra...

... as meninas mais lindas de Shanghai - Guida e Ana...

... o grande João Paulo - brasileiro de gema...

... todos a ver o nascer do sol. Infelizmente ninguém viu grande coisa, o local não era o mais indicado...

... mais fotografias da Montanha Amarela...

... a Marínia (irmã do João Paulo!), André Ningbo e eu...


... nascer dos sol às 5 da manhã...


... as montanhas 1...

... as montanhas 2...

... as montanhas 3...

... as montanhas 4...

... as montanhas 5...


... as montanhas 6...

... e para finalizar... um mergulho na caxoeira...

terça-feira, agosto 01, 2006

Um fim-de-semana quase perfeito...

Até há duas semanas atrás o tempo em Shanghai estava absolutamente impossível!! O calor era muito, e a humidade era insuportável… andou muito tempo na casa dos 90%. Resultado: saímos de casa e imediatamente ficávamos peganhentos e nojentos! Era um cenário “simpático e agradável”. Mas há coisa de 2 semanas atrás passou aquilo que se diz ter sido um tufão… eu tenho que admitir que não vi nada, mas desde aí tudo mudou!
A humidade baixou para níveis muito razoáveis o que tornou o calor bem mais suportável, e o céu tornou-se azul!! Meu Deus… o céu está mesmo azul! Parece incrível, faz-nos lembrar o céu limpo e azul da nossa querida Lisboa! Nunca será igual… mas já dá para matar saudades…

Ora descubra lá as diferenças...


Sendo assim... há que aproveitar!! Sendo assim... fomos à piscina!! E que piscina... enorme, limpa, não muito cara, gente gira... o que é que podiamos querer mais? Nada... foi de tal maneira bom e "refrescante" que fomos no sábado e no domingo! Aqui ficam uns "registos"...

O balcão do bar dá para a piscina! Fashion...

Ora o fim-de-semana estava a ser fabuloso! A piscina tinha sabido "pela vida" e sabíamos que para o jantar, o grande Duarte Zenha ia cozinhar cozido "à portuguesa" (que maravilha que estava...)... tudo isto nos alegrava e alimentava o espírito! Programa seguinte: ida ao Kade Club gastar dinheiro em DVD's! Outro programa maravilhoso... Na companhia do Diogo e do André pedálamos até lá! Sem percalços chegámos lá... 2 bicicletas presas a um poste e a minha "Battle" presa às outras 2!
Entrámos e comprámos meio dúzia de filmes... nada demais! Quando nos aproximámos da saída, o André em jeito de brincadeira dizia: "vamos lá ver se as bicicletas não foram roubadas!!". Pois é "meus filhos"... aconteceu isso que estão a pensar. Drama! Terror! Tragédia! Um qualquer sacana, à descarada e à frente de muita gente (era uma rua movimentada), pois que com a ajuda de um "mega" alicate... zbuff! Desapareceu com ela... das 3 bicicletas apenas a minha foi roubada! Do mal o menos... mas na verdade a do André e do Diogo também estiveram à beira do "rapto". O cadeado que as segurava já estava meio 'comido'... Enfim... era só uma bicicleta! Nada demais... no entanto, aqui faço a justa homenagem à "falecida"...

Um grande bem-haja para todos e umas óptimas férias!! Bom descanso!!

PS - só por curiosidade: Shanghai é uma cidade seguríssima. Nunca tivemos problemas nenhums... excepto nas bicicletas. Depois da do Julio e da da Guida, a minha é a terceira 'desaparecida'...