sexta-feira, setembro 29, 2006

Vai uma "mijinha"??

Porque é que não o fizeste no pneu??


PS - Obrigado minha querida irmã Mariana pelo envio desta pérola....

quarta-feira, setembro 27, 2006

telegrama

pandilha estar bem
pandilha estar Pequim
secretario estado algo estar shanghai
hoje haver cocktail
nos cocktail gostar
sol brilhar
ceu estar azul
sporting hoje ganhar
eu estar bem
eu ir HK sabado
bem-vindos blog vos ser
eu ter sono
over out

ps pandilha ser raposinho catarina joana

terça-feira, setembro 26, 2006

Recado...

Tenho um recado para todos vós: incumbiram-me da missão de vos dizer que este shifu envia um grande bem-haja para Portugal, em especial para Lisboa!! Não se esqueçam de lhe enviar um postal a agradecer...

segunda-feira, setembro 25, 2006

Mais um carregamento de fotos...

... no Bar Rouge...


... esta merece um pouco de história! Em tempos idos numa viagem a Áustria, mais precisamente em Salzburg, passou por nós um jovem, com o seu metro e noventa, cuja cara não me era nada estranha! Puxei um pouco pela memória e... "Aha... já sei quem és!!". E quem era? Ora bem, também em tempos idos o meu querido Sporting, no período áureo no que diz respeito à incompetência de gestão, recusou contratar um tal Roque Santa Cruz por uns míseros 100 mil contos... É necessário dizer que hoje este jovem brilha no 'humilde' Bayern Munich. Conto-vos isto porque na altura também estava com a Catarina, desde aí temos uma "forte e boa amizade" com o Roque, facto que aos 2 muito significa, e também porque parece já sina encontrarmos gente famosa nos sítios menos esperados! Se não me engano não o vemos... ora bem... deixem-me pensar... já sei... a última vez que o vimos foi mesmo nesse dia!! Curioso!!
Ora bem, feita esta introdução apresento-vos agora outro 'prodígio' do futebol mundial... Este senhor deve ter dito para si mesmo "a Alemanha já não presta, vou para a China que lá o futebol é que é a valer"... E não é que veio mesmo para jogar no Shanghai United? E não é que em pleno Bar Rouge, em hora já adiantada, passa por mim a referida personagem? E não é que o reconheci? E não é que o gajo foi um porreiro e tirou umas fotos connosco? Apresento-vos o nosso novo 'amigo'... Carsten Jancker!!

... a Catarina e o "nosso" amigo...

... na cidade velha...

... Joana e chinoca...

... já viram que o Raposinho já aparece nas fotos?...

Eles já cá 'estarem'...

Para aqueles que não sabiam, em especial para aqueles que perguntaram... a Catarina, a Joana e o Raposinho já cá estão!!! Mais do que partilhar palavras, quero partilhar fotos... aqui vão!!

Mal chegaram, nada melhor do que uma viagem a alta velocidade...



... uma almoçarada...


... coisas à Fox...

... as meninas fizeram questão de ir às massagens...

... uma jantarada como nunca antes tinha havido em Shanghai...

... não estão todos...

... porque não uma ida ao Karaoke?...

... todos cantaram... até o Raposinho!!

... to be continued...

sexta-feira, setembro 22, 2006

O prazer de comer...

Uma das coisas que os chineses mais gostam de fazer é de comer. Não é necessário ir a um restaurante ou a uma casa chinesa para perceber isso. Por onde quer que se ande é quase garantido que nos vamos cruzar com um chinês a ‘morder’ qualquer coisa. No metro, no jardim, na bicicleta, no elevador, no mercado, etc., etc., etc…em todo o lado!! Outro dos exemplos que vos posso dar para comprovar este gozo que os chineses têm é o seguinte: muitas vezes, em vez de se cumprimentarem perguntando “como estás?”, perguntam sim: “já comeste?”. É verdade minha gente!! Caso uma das partes não tenha comido é quase uma espécie de ritual que antes de começarem a conversar têm de ir a um restaurante comer qualquer coisa… Agora conversar de barriga vazia é que nem pensar!!

Ontem tive mais uma prova disto que vos conto. O Luís e eu fomos convidados para ir jantar com um colega nosso do trabalho, o Mark. Não sabíamos ao certo qual a razão do jantar, mas fomos. Apenas sabíamos que íamos jantar com uns “amigos” dele. E que jantar!! Para 7 pessoas devem ter vindo, sem exagero, à volta de 15 pratos diferentes… Perguntais-me agora: e o que é que comeram? Resposta: comemos de tudo!! É incrível a confusão que é para nós uma refeição chinesa… peixe, vaca, porco, frango, marisco, vegetais, fritos, cozidos, gizados, picante, doce, saladas, etc! E não é um de cada vez, é tudo ao mesmo tempo. A mesa redonda torna-se pequena para tanta comida…

Já por várias vezes critiquei a cultura e a educação chinesa, mas em relação ao que se passou ontem tenho que dar a “mão à palmatória”… eles gostam de nos receber bem e têm um gosto tremendo por saber que nós estamos felizes e satisfeitos. Várias vezes o Mark me disse: “if you are happy… i’m happy”. Uma das senhoras com quem estávamos a jantar, não descansou um segundo. Dizia-nos constantemente para comermos mais um pouco e nunca o nosso copo de cerveja esteve vazio… Estava sempre a levantar-se para nos servir! Mesmo que disséssemos que não queríamos, só tínhamos um solução: baixar as orelhas e beber. E os brindes? Uiiii os brindes... infindáveis!! GAMBEI!!

O resultado foi uma noite bem passada, mas com uma grande indisposição. A ‘alarvidade’ de “cumer e buber” que tivemos entre as 7 e as 9 da noite resultou em que saíssemos do restaurante claramente mal dispostos e com aquilo que se pode chamar “o princípio da broa”!!

quinta-feira, setembro 21, 2006

É só para dizer que...

... eles estão quase a chegar!!!!!

quarta-feira, setembro 20, 2006

Animais de estimação e pijamas irritam chineses...

Uma das coisas que mais aprecio e acho piada nos chineses é a sua despreocupação em relação ao que aparentam ser ou parecer. Já os vi fazer coisas que não vos passam pela cabeça. Coisas muito simples mas que estão totalmente desenquadradas com a realidade portuguesa.
Uma das situações mais comuns é cruzarmo-nos com chineses a passearem na rua, a andarem de mota, no supermercado a fazer compras... de pijama vestido!! No entanto, a situação mais caricata foi quando, às 9 da manhã, estava a ir para o escritório e me cruzei com um personagem a passear-se tranquilamente pela rua tal com veio ao mundo… apenas ‘protegido’ pela sua tanga!
Mas hoje fiquei a saber que também os chineses estranham este tipo de situações. Vejam o artigo que saiu hoje no Shanghai Daily


Pets and pajamas found most irritating


"A RECENT survey about public behavior in the city found residents who wear pajamas in the street or raise pets that disturb neighbors' daily life are two of the most common irritations of Shanghai living.
The findings come from a survey of 1,800 residents in April and May by the Shanghai Women's Federation and Shanghai Academy of Social Sciences.
It found 16.5 percent respondents admitted they often wear pajamas in public and 25 percent of interviewees said they sometimes will.
The pajama-wearing rate is almost the same as the previous year, said officials from the Women's Federation. That indicated the problem did not improve in the past year.
The survey found that pets are an emerging problem for neighborhoods.
More than 1 million local families raise pets including cats, dogs and pigeons. "But not all the owners control their pets well," said Wang Ling from the Women's Federation.
"The inconvenience pets caused including noise, sudden fright and random droppings."
Fifty-one-year-old Ruan Meiying living in Yangpu District said there is a big dog downstairs of her home.
"It always barks at midnight. My family members and I can hardly fall asleep every night."
The survey also showed good habits are gradually forming. Survey leaders found less jaywalking, more willingness of bus riders to give their seats to a needier person and less littering. The jaywalking rate in May 2005 was reduced by 68.2 percent compared with survey results from September 2004.
Eighty percent of interviewees gave their seats to senior citizens and disabled people in bus voluntarily.
Most residents are charitable, with 77 percent residents saying they donated money, books, clothes or other things in the past year."


A prova de que é verdade...


(fotos cedidas 'gentilmente' pela Ana Godinho)




Publicidade "Amnistia Internacional"

Todas as fotografias colocadas neste post fazem parte de uma campanha publicitária feita pela Amnistia Internacional...
Slogan: "It«s not happening here, but its happening now."






segunda-feira, setembro 18, 2006

Ela cantou e encantou!!

Não sou um amante de Fado. Nem pouco mais ou menos. Talvez por nunca ter ouvido muito e por nunca ter assim ‘educado’ os meus ouvidos, ou então simplesmente por não ser o meu género de música. Mas a verdade é que desde que o meu amigo Zé Maria, numa viagem em Agosto de 2004, me ‘mostrou’ um CD de Mariza que fiquei ‘apaixonado’. Quando ainda estava em Lisboa por 2 ou 3 vezes estive para ir ver um concerto mas acabei por nunca ir. Não tenho termo de comparação, mas se em Lisboa já deve ser um espectáculo muito especial, em Shanghai posso-vos dizer que ‘bate’ de uma forma diferente.
Foi na sexta-feira passada, dia 15, que a Mariza cantou pela primeira vez na China. Nós estávamos lá!

Depois de um início a meio gás com “Há uma música do Povo”, a Mariza começou a “abrir o livro”. Cantou algumas músicas do último CD e alguns daqueles que para mim são os seus ‘clássicos’: Terra d’Água, Loucura, Barco Negro, Oiça lá o Senhor Vinho, Que Deus me Perdoe… A estes juntam-se ainda outras músicas que não conhecia ou que me eram indiferentes, mas que no concerto achei igualmente boas: Primavera, Feira de Castro, Transparente…
Uma das coisas que tinha medo era que o público no final do concerto batesse meia dúzia de palmas, pegasse na ‘trocha’ e fizesse-se à vida, não trazendo de volta a Mariza ao palco. Mas a verdade é que foram tão entusiastas nos aplausos que fizeram-na cantar mais 3 músicas. O ‘auge’ aconteceu quando, no final, a cantora virou-se para o público em jeito de reprimenda e disse que aquela seria a última música. E que música era? Perguntem aos chineses que eles sabem… E porque é que eles sabem? Ora bem, passo a explicar: parece que há um filme chinês (de Hong Kong) de nome “Isabella”, que ganhou o Leão de Ouro para Melhor Banda Sonora, de que a Mariza faz parte, cantando “Oh Gente da Minha Terra”. Eu não assisti a esta cena, mas consta que quando a fadista deu a dica de que iria cantar esta música, um grupo de chineses(as) histéricos aplaudiu entusiasticamente entrando em apoteose (tenham em atenção que o autor aceita que haja aqui alguma dose de exagero, que é da sua inteira responsabilidade)… Parece que o filme foi mesmo um sucesso… e a música também!
Só por curiosidade, outro dos momentos altos da noite foi quando a Mariza cantou sem microfone… é incrível!! Consegue encher a sala… Como diz a Catarina: "cantou e encantou!!".
Só houve uma coisa que faltou e que me deixou desiludido… não cantaram a “Chuva”, uma das minhas preferidas!!



Mas no início dizia-vos que um concerto destes é ‘especialmente’ especial em Shanghai. As razões são muitas. Ouvir fado a mais de 10000 km de distância de Lisboa é diferente, ainda para mais cantado por alguém que consegue encher a sala não só com a sua voz incrível mas também com a sua simpatia. Outra das razões tem a ver com o facto de Portugal ser um país quase totalmente desconhecido na China. Aqueles que reconhecem a palavra putaoya imediatamente associam a Macau ou Figo, e com alguma sorte a Lisboa. Mas como vos estava a dizer, ver um dos marcos da cultura portuguesa a ser aceite na China ao ponto de fazer trazer as lágrimas aos olhos dos chineses (e não só) traz-me uma enorme alegria.
Confesso-me cansado e triste por ver e ouvir aquelas vozes que apenas se lamentam do país de temos e que por tudo e por nada o deitam a baixo. Pior do que fazer isso ‘dentro de casa’, é fazê-lo no estrangeiro passando sempre uma imagem negativa do nosso Portugal…
Vamo-nos fazer à vida e mostrar aos outros as coisas boas do nosso Portugal!!!!

Um bem-haja e boa semana para todos…

quarta-feira, setembro 13, 2006

Que orgulho nos 'meus' meninos!!!

A Marca
“El Inter pierde con justicia ante un gran Sporting” -
(…) El Sporting saltó sin complejos al terreno de juego y con un centro del campo muy activo, con el joven internacional Nani y José Moutinho como jugadores más destacados frente a una línea de contención preparada por Mancini que componían Dacourt, Vieira y Stankovic. (…) (…) el ex valencianista Caneira revolucionó el partido en el minuto 64 al marcar el 1-0 de un impresionante derechazo desde el borde del área en una internada desde la banda izquierda (…).”

Sky Sports
“Caneira stunner sinks Inter” -
Marco Caneira's stunning volley after 64 minutes was enough to give Sporting a superb 1-0 win over Internazionale in their Group B opener (…)
(…) Just when it looked like the game would not produce a moment of magic Caneira cut inside Maicon before unleashing a superb right-footed volley that Toldo could do nothing about (…)


Gazetta dello Sport
“L'Inter stecca a Lisbona” - (…) l'Inter parte bene ma perde subito brillantezza sotto la pressione e l'aggressività dello Sporting (…)

Le Parisien
“(...) L'Inter Milan a pour sa part commencé de la pire des façons sur le terrain du Sporting avec une défaite (0-1) et un exclu, Patrick Vieira. Malgré sa paire de récupérateurs Vieira-Dacourt et son duo offensif Adriano-Ibrahimovic, le club nerazzurro a cédé sur une frappe somptueuse de Caneira (64) (...)”

Shanghai Daily
“In the other Group B match, Marco Caneira's goal in the 64th lifted Sporting Libson over Inter Milan."

China Daily
“Sporting beats Inter Milan 1-0 in Champions League. Marco Caneira scored with a powerful second-half volley Tuesday to lead Sporting Lisbon to a 1-0 win over 10-man Inter Milan in Group B of the Champions League.
The left back controlled a long downfield pass with his chest and fired a thundering right-foot shot from the left flank that went in off the underside of the crossbar after 64 minutes.“
Posso vir a ser acusado de lançar os foguetes antes da festa... mas que foi bem bonito foi!! Não vi o jogo mas a contar com os relatos somos os melhores do mundo e vamos ganhar a Liga dos Campeões sem grandes dificuldades!! Aonde é a final? Façam o favor de me comprar um bilhete!!