quarta-feira, janeiro 11, 2006

Prefácio de "O Expresso de Shanghai"

É verdade! Declaro inaugurado o meu blog, com o título: “O Expresso de Shanghai”! Não me perguntem porquê este nome, mas como não o achei terrível, decidi optar por este.
Muitos de vocês provavelmente já terão perguntado que raio de coisa quer dizer Nimen Hao Ma. A ideia inicial era que a morada fosse
www.nihaoma.blogspot.com, mas este registo já estava ocupado, e pensei logo para mim: "olha que bela me***! Unh... aliás, no stress! Vou escrever o mesmo mas no plural!" Pois bem, ni hao ma é mandarim e quer dizer, entre outras possibilidades, o seguinte:
- “Como está?”;
- “Tas bom?”;
- “Tudo em cima?”;
- “Tás porreiro?”;
- “Tudo fino?”
- “Tudo fixe”?
- “Como é que isso vai?”;
- Outros limitar-se-ão a dizer… “Tudo?”;
- etc.…
Depois de algum tempo a pensar numa morada para o blog acabei por decidir que era assim que ficava. Pretendo que esta seja uma boa forma de dar alguma dinâmica e interactividade ao blog, perguntando-vos como é que estão (não é Mary Veiga?!)! Se dá ou não... confesso que não sei. A dinâmica e interactividade dependerá de vocês, caríssimos(as) e fieis participantes. Esperemos que este espaço tenha interesse suficiente para que vocês vão fazendo os vossos comentários e tenham vontade de voltar. Aliás, vocês têm alguma responsabilidade no meio disto tudo, uma vez que o blog só sobreviverá se vocês colaborarem “com ele”… Garanto que farei o esforço para que o “O Expresso de Shanghai” seja um bom local para que se mantenham a par de todas as aventuras, histórias, alegrias, tristezas, trapalhadas, vitórias, derrotas que acontecerão durante os nove meses que ficar por terras chinesas… Uma vez que a minha imaginação e a minha escrita nem sempre são brilhantes, admito a possibilidade de muitas vezes apenas colocar fotografias e imagens dos sítios por onde for passando. Apesar de a fama do programa Contacto não ser esta, tenho a sensação de que vou trabalhar muito na Shanghai BizVision, a minha empresa (para os mais curiosos:
www.bvglobe.com). No entanto, tenho imensa vontade de todos os fins-de-semana ir conhecer Shanghai e as redondezas da cidade. Naturalmente estarei sempre acompanhado de uma máquina fotográfica para registar os melhores momentos… Não sei se as fotografias terão a qualidade das fotografias tiradas pelas profissionais Chica, “Mafaldas” e Rita Sousa, mas farei o esforço para pôr as mais interessantes e giras.
Felizmente, os potenciais interessados em visitar este blog são de diversos “géneros”… Provavelmente passarão pelo mesmo espaço pessoas com ideias e formas de estar totalmente diferentes. Uns atinados, outros mais avariados da cabeça; uns muito simples, outros mais refinados; uns beatos, outros mais ateus; uns preocupados com a vida; outros mais “cagões”; uns sérios, outros que só dizem barbaridades! Acho que é bom que assim seja! Assim, é de admitir que haja posts completamente absurdos para uns, mas com muito significado para outros… A mesma coisa poderá acontecer com os comentários! Acredito que utilizem o bom senso, que tenho a certeza que têm, quando fizerem os vossos comentários… Não é por mim, é pelas outras pessoas que possam visitar o blog.
Este não será o único meio de me manter em contacto. É verdade que é o meio mais provável, mas não é mesmo o único. As cartas e os mails pessoais continuam a ser uma óptima alternativa para mantermos um relacionamento próximo apesar da longa distância. A ida a Shanghai também é uma hipótese válida, mas tenho noção de que é mais complicada. A distância e o preço da viagem são para muitos um impeditivo, mas uma coisa vos garanto: estadia em Shanghai não pagam! Terão sempre um espaço em minha casa…
Com o tempo pode ser que vão surgindo novidades em termos de conteúdos. Por agora acho que vai haver uma secção para pôr links que considere úteis, e também uma secção com as minhas preferências musicais. Adicionalmente, vou fazer uma secção chamada: “A minha grafonola!”. É verdade! São influências da fantástica rádio Radar. Nesta secção colocarei a música que estiver a passar mais vezes no meu leitor de cd’s. Ah… como é óbvio não vai faltar a secção com link para o blog de vários amigos(as) “bloguistas”, muitos deles também em aventuras internacionais!
Bem, para introdução do blog acho que já chega. Relembro a todos que terão de me ajudar na tarefa de manter este blog vivo…. Espero que seja uma experiência gira e interessante para todos!
Abraços e beijinhos,
João Ascensão

8 Comments:

At 12:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Querido maninho,
Grande ideia!
Vou ser visitante assídua do teu blog, alias é a única maneira de o teu sobrinho conhecer o tio...
Beijinhos,
Mariana

 
At 3:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Grande Ascensex,
Desde que soube da tua ida para Shanghai que ando a fazer contas à vida e às férias, para aproveitar-me da tua futura casa em Shangai. Era excusado oficializares a oferta da estadia, era tácito. Podiamos era combinar irmos todos na mesma semana para fazermos aumentar o número de habitantes por metro quadrado no teu apartamento, para que te ambientes mais aos costumes locais ... Estou a contar com a "nossa" viagem pelo Tibete, Nepal, Myanmar, Vietnam e Cambodja. Não te esqueças de me avisar as melhores datas para te visitar e efectuarmos esta viagem de sonho. Quando eles perceberem que tu não percebes patavino de mandarim, e que português na Asia, nem em Macau ... despacham-te à grande ... e começamos a viagem!!!
Não te esqueças de ir pondo várias fotografias neste blog, para que não "morra". Quero ver as fotografias todas quando chegares !
Desejo-te tudo do melhor por lá,
Grande abraço,
Boa viagem,
Martim V.F.G.

 
At 3:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

não dava para pôr mais texto no teu primeiro post!!! porra!!!
se queres que o pessoal volte tens de aligeirar o texto!!!!
bolas!!!
devo acabar lá para amanhã de ler isto tudo.

boa ideia - abraços

 
At 6:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ena, ena!!!
eu que pertenco ao grupo dos simples, preocupados com a vida, serios e principalmente atinados, declaro que vou ser leitor assiduo durante este ano que nao nos vamos ver (nao chores)!!!
Ve se escreves bem, bonito e muito!!!
Saude, sorte e dinheiro para gastos!!

 
At 2:33 da tarde, Blogger Mafi said...

João, etá fantastik!!!parabéns! vou vir aqui ler regularmente, por isso trata de pôr isto a funcionar com regularidade!
beijinhos,
Mafalda

 
At 5:21 da tarde, Blogger Maffa said...

Olá Joao! Boa sorte para essa aventura Chinesa!
Esses nove meses vao ser cheios de coisas novas e quando voltares vais ter todos os que te querem bem à tua espera curiosos com o que descobriste na China.
Por isso, nada de muitas saudades e tudo de aproveitar ao máximo!

 
At 10:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

confesso que só hoje consegui ler com calma este parco simples e CURTO texto!!Mas li!!Li cada palavra!Acho muito bem teres um blog e prometo ser leitora assídua!!
Bjs Francisca

 
At 9:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

tio espero-lhe uma óptima viagem até shangai compre-me muitas coisas e por pf não volte com uma chinesa atrás.
Do seu sobrinho mais velho do kual não me lembro bem do nome......lool

 

Enviar um comentário

<< Home