segunda-feira, setembro 18, 2006

Ela cantou e encantou!!

Não sou um amante de Fado. Nem pouco mais ou menos. Talvez por nunca ter ouvido muito e por nunca ter assim ‘educado’ os meus ouvidos, ou então simplesmente por não ser o meu género de música. Mas a verdade é que desde que o meu amigo Zé Maria, numa viagem em Agosto de 2004, me ‘mostrou’ um CD de Mariza que fiquei ‘apaixonado’. Quando ainda estava em Lisboa por 2 ou 3 vezes estive para ir ver um concerto mas acabei por nunca ir. Não tenho termo de comparação, mas se em Lisboa já deve ser um espectáculo muito especial, em Shanghai posso-vos dizer que ‘bate’ de uma forma diferente.
Foi na sexta-feira passada, dia 15, que a Mariza cantou pela primeira vez na China. Nós estávamos lá!

Depois de um início a meio gás com “Há uma música do Povo”, a Mariza começou a “abrir o livro”. Cantou algumas músicas do último CD e alguns daqueles que para mim são os seus ‘clássicos’: Terra d’Água, Loucura, Barco Negro, Oiça lá o Senhor Vinho, Que Deus me Perdoe… A estes juntam-se ainda outras músicas que não conhecia ou que me eram indiferentes, mas que no concerto achei igualmente boas: Primavera, Feira de Castro, Transparente…
Uma das coisas que tinha medo era que o público no final do concerto batesse meia dúzia de palmas, pegasse na ‘trocha’ e fizesse-se à vida, não trazendo de volta a Mariza ao palco. Mas a verdade é que foram tão entusiastas nos aplausos que fizeram-na cantar mais 3 músicas. O ‘auge’ aconteceu quando, no final, a cantora virou-se para o público em jeito de reprimenda e disse que aquela seria a última música. E que música era? Perguntem aos chineses que eles sabem… E porque é que eles sabem? Ora bem, passo a explicar: parece que há um filme chinês (de Hong Kong) de nome “Isabella”, que ganhou o Leão de Ouro para Melhor Banda Sonora, de que a Mariza faz parte, cantando “Oh Gente da Minha Terra”. Eu não assisti a esta cena, mas consta que quando a fadista deu a dica de que iria cantar esta música, um grupo de chineses(as) histéricos aplaudiu entusiasticamente entrando em apoteose (tenham em atenção que o autor aceita que haja aqui alguma dose de exagero, que é da sua inteira responsabilidade)… Parece que o filme foi mesmo um sucesso… e a música também!
Só por curiosidade, outro dos momentos altos da noite foi quando a Mariza cantou sem microfone… é incrível!! Consegue encher a sala… Como diz a Catarina: "cantou e encantou!!".
Só houve uma coisa que faltou e que me deixou desiludido… não cantaram a “Chuva”, uma das minhas preferidas!!



Mas no início dizia-vos que um concerto destes é ‘especialmente’ especial em Shanghai. As razões são muitas. Ouvir fado a mais de 10000 km de distância de Lisboa é diferente, ainda para mais cantado por alguém que consegue encher a sala não só com a sua voz incrível mas também com a sua simpatia. Outra das razões tem a ver com o facto de Portugal ser um país quase totalmente desconhecido na China. Aqueles que reconhecem a palavra putaoya imediatamente associam a Macau ou Figo, e com alguma sorte a Lisboa. Mas como vos estava a dizer, ver um dos marcos da cultura portuguesa a ser aceite na China ao ponto de fazer trazer as lágrimas aos olhos dos chineses (e não só) traz-me uma enorme alegria.
Confesso-me cansado e triste por ver e ouvir aquelas vozes que apenas se lamentam do país de temos e que por tudo e por nada o deitam a baixo. Pior do que fazer isso ‘dentro de casa’, é fazê-lo no estrangeiro passando sempre uma imagem negativa do nosso Portugal…
Vamo-nos fazer à vida e mostrar aos outros as coisas boas do nosso Portugal!!!!

Um bem-haja e boa semana para todos…

6 Comments:

At 8:58 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pensamento positivo :) e viva Portugal!
Beijinho

MarianaMD

 
At 9:59 da manhã, Blogger Tiago Tavares said...

Está linda a fotografia, que sorte!
Partilho contigo todos estes pensamentos. Aqui em Inglaterra a Mariza é muito conhecida e no concerto dela a que fui o público tb foi inexcedível. Aguarda-me outro em Novembro, na mais ilustre sala de espectáculos de Londres.
E tb foi nessa viagem que conheci a música da Mariza (obrigado ZM), por isso está associada a muito boas recordações.

 
At 1:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Que inveja....
É que eu até vos posso ter apresentado à Mariza mas a verdade é que de toda a gente que foi a essa viagem devo ser o único que ainda não a viu e ouviu ao vivo!!!!
E já agora, caríssimos Jony e T, lembrem-se que Mariza é optima mas que há muito mais fado para ouvir....
Abç aos 2
ZM

 
At 10:32 da manhã, Blogger DM em Caracas said...

"Oh gente da minha terra" é linda! É da Amália e foi cantada num contexto muito especial e duro...
"Ó gente da minha terra, agora é que eu percebi esta tristeza que
trago, foi de vós que recebi."
A seguir ao 25.4 a Amália foi muito desconsiderada e até insultada muitas vezes na rua. Passados uns anos já era de novo a diva: tinha passado de besta a bestial... Mas ela não esqueceu a tristeza que recebeu do povo. Claro que depois a interpretação que é feita é outra... :-)

 
At 3:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bem, uma coisa garanto, em Portugal não tinham direito a foto com a MARIZA...
Ficará para a história,

 
At 2:39 da tarde, Blogger Mariana Alvim said...

Que giro!!Comigo aconteceu exactamente o mesmo, "decobri" o fado com o último álbum da Mariza que me foi emprestado por um tuga no Luxemburgo. Ela é simplesmente genial!
Quem me dera ter assistido a esse concerto!:)

Bjs.
Mariana A.

 

Enviar um comentário

<< Home