Ela cantou e encantou!!
Foi na sexta-feira passada, dia 15, que a Mariza cantou pela primeira vez na China. Nós estávamos lá!
Uma das coisas que tinha medo era que o público no final do concerto batesse meia dúzia de palmas, pegasse na ‘trocha’ e fizesse-se à vida, não trazendo de volta a Mariza ao palco. Mas a verdade é que foram tão entusiastas nos aplausos que fizeram-na cantar mais 3 músicas. O ‘auge’ aconteceu quando, no final, a cantora virou-se para o público em jeito de reprimenda e disse que aquela seria a última música. E que música era? Perguntem aos chineses que eles sabem… E porque é que eles sabem? Ora bem, passo a explicar: parece que há um filme chinês (de Hong Kong) de nome “Isabella”, que ganhou o Leão de Ouro para Melhor Banda Sonora, de que a Mariza faz parte, cantando “Oh Gente da Minha Terra”. Eu não assisti a esta cena, mas consta que quando a fadista deu a dica de que iria cantar esta música, um grupo de chineses(as) histéricos aplaudiu entusiasticamente entrando em apoteose (tenham em atenção que o autor aceita que haja aqui alguma dose de exagero, que é da sua inteira responsabilidade)… Parece que o filme foi mesmo um sucesso… e a música também!
Só por curiosidade, outro dos momentos altos da noite foi quando a Mariza cantou sem microfone… é incrível!! Consegue encher a sala… Como diz a Catarina: "cantou e encantou!!".

Mas no início dizia-vos que um concerto destes é ‘especialmente’ especial em Shanghai. As razões são muitas. Ouvir fado a mais de 10000 km de distância de Lisboa é diferente, ainda para mais cantado por alguém que consegue encher a sala não só com a sua voz incrível mas também com a sua simpatia. Outra das razões tem a ver com o facto de Portugal ser um país quase totalmente desconhecido na China. Aqueles que reconhecem a palavra putaoya imediatamente associam a Macau ou Figo, e com alguma sorte a Lisboa. Mas como vos estava a dizer, ver um dos marcos da cultura portuguesa a ser aceite na China ao ponto de fazer trazer as lágrimas aos olhos dos chineses (e não só) traz-me uma enorme alegria.
Confesso-me cansado e triste por ver e ouvir aquelas vozes que apenas se lamentam do país de temos e que por tudo e por nada o deitam a baixo. Pior do que fazer isso ‘dentro de casa’, é fazê-lo no estrangeiro passando sempre uma imagem negativa do nosso Portugal… Vamo-nos fazer à vida e mostrar aos outros as coisas boas do nosso Portugal!!!!
Um bem-haja e boa semana para todos…
6 Comments:
Pensamento positivo :) e viva Portugal!
Beijinho
MarianaMD
Está linda a fotografia, que sorte!
Partilho contigo todos estes pensamentos. Aqui em Inglaterra a Mariza é muito conhecida e no concerto dela a que fui o público tb foi inexcedível. Aguarda-me outro em Novembro, na mais ilustre sala de espectáculos de Londres.
E tb foi nessa viagem que conheci a música da Mariza (obrigado ZM), por isso está associada a muito boas recordações.
Que inveja....
É que eu até vos posso ter apresentado à Mariza mas a verdade é que de toda a gente que foi a essa viagem devo ser o único que ainda não a viu e ouviu ao vivo!!!!
E já agora, caríssimos Jony e T, lembrem-se que Mariza é optima mas que há muito mais fado para ouvir....
Abç aos 2
ZM
"Oh gente da minha terra" é linda! É da Amália e foi cantada num contexto muito especial e duro...
"Ó gente da minha terra, agora é que eu percebi esta tristeza que
trago, foi de vós que recebi."
A seguir ao 25.4 a Amália foi muito desconsiderada e até insultada muitas vezes na rua. Passados uns anos já era de novo a diva: tinha passado de besta a bestial... Mas ela não esqueceu a tristeza que recebeu do povo. Claro que depois a interpretação que é feita é outra... :-)
Bem, uma coisa garanto, em Portugal não tinham direito a foto com a MARIZA...
Ficará para a história,
Que giro!!Comigo aconteceu exactamente o mesmo, "decobri" o fado com o último álbum da Mariza que me foi emprestado por um tuga no Luxemburgo. Ela é simplesmente genial!
Quem me dera ter assistido a esse concerto!:)
Bjs.
Mariana A.
Enviar um comentário
<< Home