terça-feira, agosto 08, 2006

Um fim-de-semana na Montanha Amarela...

Sexta-feira, 20:45 e estamos a sair de casa… atrasados como sempre! Passamos pelo McDonald’s para comprar o “pitéu” que nos vai aguentar vivos durante as próximas 12 horas. 21:50 e chegamos à Shanghai Railway Station. Alguns ‘aventureiros’ já lá estão, outros demoram a aparecer. 22:02 e nada de Martim e Rita. O comboio está quase a arrancar… como se fosse um thriller, com o esforço estampado na cara e com as pingas de suor a escorrer pela testa, os 2 sobem para o comboio segundos antes deste arrancar. Pelo caminho ficam o italiano Damiano e a chinesa Lilian.

Infelizmente não conseguimos bilhetes “soft bed”… tivemos que ir em “hard bed”. Pergunteis-me vós: o que é isso? Não é nada de mais, uma carruagem com um corredor junto às janelas e com várias cabines abertas, com 6 camas cada! Não é nada mau, só tem é um problema: tem chineses!! Por mais que nos esforcemos para ser indiferentes aos seus comportamentos, as diferenças comportamentais são tantas que a inpaciência chega facilemtne. Irrequietos, porcos, comem noddles '24-7', falam alto e tem uma elevada dose de despreocupação e desrespeito pela pessoa que está ao seu lado. O caso mais claro disto mesmo foi quando 2 chinocas, às 4:00 da manhã, que estavam na minha cabine preparavam a saída e falavam como se estivessem em carruagens diferentes. Nós que tentávamos dormir que nos aguentássemos à bronca. Claro que a impaciência chegou à ponta dos cabelos de alguns de nós e as meninas lá se calaram! Silêncio! Porra… afinal não… quando finalmente se calaram, chegou a altura de mastigar a pastilha elástica com a boca bem aberta e de 10 em 10 segundos rebentar o belo balão que com enorme prazer ia ‘construindo’! Mais um pedido de silêncio… e finalmente resultou!!
Enfim… o fim-de-semana foi bem mais do que isto, portanto… andiamo.

Por volta das 08:30 chegamos ao tão desejado destino: HuangShan, cidade de 150.000 habitantes próxima da Montanha Amarela. É nas montanhas que vamos passar o fim-de-semana! Um dos mais turísticos mais populares em toda a China.
Com direito a guia lá nos pusemos a caminho. O cenário era bonito mas ainda não nos cortava a respiração… teríamos que esperar mais um pouco.
Bom… em relação ao resto não vale a pena fazer grandes dissertações. Não tenho muito jeito para isso, e acho que nunca conseguiria fazer justiça à beleza do que vimos durante os últimos dias.
O ponto mais elevado tem mais de 1800 metros e proporciona um cenário incrível. São 32 picos que se estendem ao longo 154 km2, todos com nomes fantásticos: Jade Screen Tower, Heavenly Sea, White Cloud Stream, West Sea, Shixin Peak, Cloud Valley Temple, etc... Consta que a sua forma actual é resultado das movimentações da crosta terrestre há mais de 100.000 milhões de anos, a forma arredondado dos picos é resultado da erosão...
Bom, chega de conversa: vejam as fotos!!

Quem quiser conhecer melhor: http://www.chinavista.com/travel/huangshang/intro.html
Digo-vos que foram dias lindos, com gente impecável e que proporcionou excelente companhia! Possivelmente o fim-de-semana mais giro desde que cheguei a Shanghai. As conversas foram muitas, os risos e gargalhadas mais ainda, as estupidezes saudáveis em igual quantidade… o resto?
(as fotografias continuam o post em baixo!)

... hard bed...



... o grupo de aventureiros - portugueses, brasileiros, franceses, italianos, canadianos e chineses...


... Ana Godinho, André Ningbo e Guida...

... Guida, eu e Ana...

... típico chinês: a bandeirinha que guia o "bando" numa mão e uma "altifalante" na outra...

... as meninas mais lindas de Shanghai - Guida e Ana...

... o grande João Paulo - brasileiro de gema...

... todos a ver o nascer do sol. Infelizmente ninguém viu grande coisa, o local não era o mais indicado...

2 Comments:

At 10:23 da manhã, Blogger DM em Caracas said...

Já está na minha lista de prioridades...

 
At 1:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ola Joao,

Sou brasileiro e irei fazer minha primeira viagem a china, pequim e shanghai, em outrubro.
Estou a procura de brasileiros, ou portugueses,canadenses... que possam me dar algumas dicas sobre a cidade, sobre como me preparar para a viagem.

Se você pudesse entrar em contato ou me passar o contato de algum brasileiro eu ficaria grato

meu e-mail: rogerio@morar.com.br

um abraço

Rogerio

 

Enviar um comentário

<< Home