sexta-feira, maio 12, 2006

Um final de tarde incrível...

Minha gente: adquiri um veículo com 2 rodas a que normalmente se dá o nome de bicicleta! É um espectáculo…
Sempre que faço uma compra nova, qualquer que ela seja, tenho logo que lhe começar a dar algum uso, de preferência no dia da compra... a minha BATTLE 3300 não foi excepção! Teve uso no próprio dia, e o resultado foram lindo…



Por volta das sete, e na companhia do Diogo, do Rodrigo e do Pedro (um amigo do Rodrigo), partimos para uma volta de bicla. Pedalámos para o norte da cidade, sem grande destino. Passámos por algumas zonas pobres da cidade mas até aqui nada de novo… Continuámos a pedalar!
A certa altura o Diogo, conhecedor ‘profundo’ de Shanghai, encaminhou-nos para o campus universitário, e aqui é que se iniciou uma tarde linda…
Por volta das sete e meia, ao aproximarmo-nos de um dos muitos edifícios da faculdade começamos a ouvir música de discoteca claramente uns decibéis acima daquilo que é normal para aquelas horas da tarde/noite. O meu primeiro palpite foi: “é um fitness club!!”. Pois que me enganei… Curiosos como somos, fomos investigar o que era. O Pedro tomou a dianteira, subiu vários lanços de escadas, desapareceu durante uns segundos, e com uma dose razoável de entusiasmo e loucura, chamou-nos para vermos o que se passava… Rapidamente “amarrámos” com vários cadeados os nossos 4 'veículos' a uma árvore, e pusemo-nos a caminho! Quando chegámos ao cimo das escadas vemos um bruta ginásio às escuras, com luzes de discoteca e, sem exagero, com mais ou menos 40 miúdas e meia dúzia de machos chineses! Não nos fizemos rogados: mesmo em trajes pouco apropriados, e a fazer uma figura ridícula, entrámo-nos na sala, entrámos na onda… e começámos a dançar! Foi mesmo ridículo… mas foi lindo! Tinham que ver com os vossos próprios olhos… todas as quintas, sextas e sábados, das 18:30 às 21:30, estas criaturas danadas para a brincadeira põem-se a dançar num ginásio! Incrível…
Bom… mas tínhamos que continuar o nosso passeio! Como muita pena nossa, e praticamente em lágrimas, abandonámos o ginásio e pusemo-nos a pedalar! Andámos uns quantos minutos às voltas… A certa altura vimos “prai” 50/60 pessoas reunidas à volta de uma estátua do tio Mao! Mais uma vez, curiosos como somos, e mais uma vez com a ajuda da boa disposição do nosso amigo Pedro, ficámos a saber que se tratava de um “English Corner”, que basicamente é um sítio onde os chinocas se reúnem para aprender e treinar inglês. Foi lindo… Toda a gente vinha falar connosco! Há algumas histórias para contar, mas como o post já está longo vou-me ficar apenas vos falar de 2 conversas:
1 – na primeira perguntei aos meus novos ‘amigos’ como é que tinha sido a revolução cultural na China, o que é que se tinha passado, como é que decorreu, e qual a opinião deles em relação a este período da história do país… com alguma surpresa a resposta deles foi: “the biggest catastrophe in the history of China”. Não sei se é razão para ficar surpreso, mas eu fiquei… não estava à espera que me dissessem isto de uma forma tão clara e sucinta;
2 – a certa altura, e a falar com outras pessoas, sem pensar no que estava a fazer, peguei no fio que trago ao pescoço e perguntaram logo se era Cristão. Respondi que sim… Perguntaram-me se ia à igreja regularmente. Respondi que sim… Por incrível que pareça, um deles vira-se para mim e diz-me: “can I go with you this weekend?”. Mais uma vez não estava à espera… fiquei parvo! Disse-lhe logo que sim e dei-lhe o meu número de telefone… Quando cheguei a casa tinha uma mensagem a agradecer a conversa e a dizer que quer mesmo ir comigo à missa no domingo! Já está tudo confirmado… vai mesmo à missa pela primeira vez!

BRUTAL!!

PS – pena não ter levado a máquina fotográfica!!

7 Comments:

At 11:05 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Sim senhora... uma passeio de bicla que acabou em evangelização... como vês Deus escreve direito por linhas tortas! (o Zé Povinho tem sempre razão no que diz!!)
Aproveito para dizer a todos os leitores que a Tagus está outra vez com promoções nas viagens para Shanghai... quem tiver férias que aproveite!!

MAriana MD

 
At 5:19 da tarde, Blogger Mafi said...

Grande João, agora que já adquiriset uma bicicleta não tens desculpas para explorar essa cidade mínima onde vives!
A cena do ginásio deve ter sido uma lócura total! brutal mesmo...;)

 
At 9:48 da tarde, Blogger  said...

sem duvida historias curiosas :) bjokas

 
At 5:10 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Olha la meu lindo...e ainda nao disseste que comeste uma vianetta de pauzinho!!! As minhas calcas cheiram a vodka!!!
Um abraco cheio de saudade Pedro Pureza...

adiciona-me ao teu messenger>
Te11es@hotmail.com

 
At 9:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

então... foram juntos à missa????
Beijinhos

Mariana MD

 
At 11:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

:)
Bem que aventuras!!:D
há coisas mesmo surpreendentes!!:)
Muitos Bjinhos

P.S - Costumas ler os teus mails?!?!? :p

 
At 4:18 da tarde, Blogger DM em Caracas said...

eheheh também já aderiste a chamar o Tio Mao por Tio! :-)
Devo dizer-te que me surpreende alguém dizer que a Revolução Cultural foi a maior catastrofe da História da China! É que o que é óbvio para nós (que foi uma catástrofe) não me parecia óbvio para nenhum dos Chineses com quem falei acerca do assunto.
Shanghai é realmente uma China à parte...

 

Enviar um comentário

<< Home