sexta-feira, setembro 22, 2006

O prazer de comer...

Uma das coisas que os chineses mais gostam de fazer é de comer. Não é necessário ir a um restaurante ou a uma casa chinesa para perceber isso. Por onde quer que se ande é quase garantido que nos vamos cruzar com um chinês a ‘morder’ qualquer coisa. No metro, no jardim, na bicicleta, no elevador, no mercado, etc., etc., etc…em todo o lado!! Outro dos exemplos que vos posso dar para comprovar este gozo que os chineses têm é o seguinte: muitas vezes, em vez de se cumprimentarem perguntando “como estás?”, perguntam sim: “já comeste?”. É verdade minha gente!! Caso uma das partes não tenha comido é quase uma espécie de ritual que antes de começarem a conversar têm de ir a um restaurante comer qualquer coisa… Agora conversar de barriga vazia é que nem pensar!!

Ontem tive mais uma prova disto que vos conto. O Luís e eu fomos convidados para ir jantar com um colega nosso do trabalho, o Mark. Não sabíamos ao certo qual a razão do jantar, mas fomos. Apenas sabíamos que íamos jantar com uns “amigos” dele. E que jantar!! Para 7 pessoas devem ter vindo, sem exagero, à volta de 15 pratos diferentes… Perguntais-me agora: e o que é que comeram? Resposta: comemos de tudo!! É incrível a confusão que é para nós uma refeição chinesa… peixe, vaca, porco, frango, marisco, vegetais, fritos, cozidos, gizados, picante, doce, saladas, etc! E não é um de cada vez, é tudo ao mesmo tempo. A mesa redonda torna-se pequena para tanta comida…

Já por várias vezes critiquei a cultura e a educação chinesa, mas em relação ao que se passou ontem tenho que dar a “mão à palmatória”… eles gostam de nos receber bem e têm um gosto tremendo por saber que nós estamos felizes e satisfeitos. Várias vezes o Mark me disse: “if you are happy… i’m happy”. Uma das senhoras com quem estávamos a jantar, não descansou um segundo. Dizia-nos constantemente para comermos mais um pouco e nunca o nosso copo de cerveja esteve vazio… Estava sempre a levantar-se para nos servir! Mesmo que disséssemos que não queríamos, só tínhamos um solução: baixar as orelhas e beber. E os brindes? Uiiii os brindes... infindáveis!! GAMBEI!!

O resultado foi uma noite bem passada, mas com uma grande indisposição. A ‘alarvidade’ de “cumer e buber” que tivemos entre as 7 e as 9 da noite resultou em que saíssemos do restaurante claramente mal dispostos e com aquilo que se pode chamar “o princípio da broa”!!

2 Comments:

At 9:15 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Lá simpáticos são...! mas não quero imaginar o resultado!!!

Mariana MD

 
At 10:10 da manhã, Blogger DM em Caracas said...

GAMBEI! Que saudades que eu tenho dos inúmeros gambeis por conta de outréns...

 

Enviar um comentário

<< Home