quarta-feira, novembro 22, 2006

9 meses em fotos

Hoje o “O Expresso de Xangai” oferece e partilha com todos os ‘leitores’ uma colectânea de algumas das muitas fotos que fui tirando ao longo deste ano… é como que um balanço dos nove meses em fotografias! A maioria foi tirada em Shanghai, mas não foram esquecidos os passeios, as viagens, aqueles que nos receberam em suas casa, as caras desconhecidas com que nos cruzámos, etc., mas acima de tudo não foram esquecidas todas as espectaculares visitas que por aqui passaram…
São 200 fotos, por isso proponho que, para não se tornar cansativo, ponham a tocar a música que está aí do vosso lado direito… Estão a ver? Ah... propositamente coloquei-as fora da ordem!! Estão todas ao 'molho'...
Espero que gostem...




PS - aqueles que não conseguirem ver no formato que está em cima vão a este link - http://www.filmloop.com/cgi-bin/bv/bv.py?ticket=ckMxyahlelyq-O8L8ZqXjuea4aykamgy&flash=1&extAds=1

terça-feira, novembro 21, 2006

Vamos danificar a camisola do nosso clube...

segunda-feira, novembro 20, 2006

Federer: o Maior!!

Tal como já vos tinha dito, este fim-de-semana foram as meias finais e a final do Masters Cup. Infelizmente não fui às meias-finais... fui só à final! Infelizmente, mais uma vez, o jogo acabou por ser pouco interessante tal a "tareia" que o Federer deu ao Blake! De qualquer maneira acabou por ser... "brutal"! Deu para readquirir um pouco o gosto pelo ténis, algo que já tinha perdido em tempos idos, e deu para assistir a um espectáculo apesar da curta duração do jogo...
Deixo-vos aqui algumas fotos que tirei e um vídeo para os mais curiosos...




Foi este o senhor que ganhou... apresento-vos o o fabuloso, o frio, o imperturbável, o incrível, o mágico... a classe em pessoa... "Logel Fedelel"!!




Havia alguns lugares vazios, mas estava uma casa relativamente bem composta!! Os "especuladores", tal como disse a senhora do microfone, saíram satisfeitos com o espectáculo...

No final do jogo abriram a cobertura do estádio... incrível!!



sexta-feira, novembro 17, 2006

Foi há um ano atrás...

Foi há um ano atrás que todos os “contactos” souberam o país onde foram colocados! No jantar de encerramento do Curso de Gestão Internacional na Quinta do Patino, 160 pessoas souberam onde iam passar os próximos 9 meses das suas vidas. Quase todos mantiveram o seu destino, outros foram mais tarde colocados noutros países.
Ainda me lembro como se tivesse sido ontem o momento em que o professor Alberto Castro disse o meu nome… meio nervoso e ansioso levantei-me… esperava ouvir tudo menos o que ouvi: “João, você vai para a Shanghai BizVision… escuso de dizer qual a cidade e o país onde foi colocado!!”. Tenho que admitir que fiquei de rastos… sempre disse que a minha primeira escolha era Buenos Aires, no entanto, tinha quase a certeza que iria ser colocado no Brasil, nos EUA ou em Espanha! Ah… e sempre disse que queria tudo menos a Ásia! Pois é, a “rifa” disse-me que esta seria mesmo a minha casa durante quase todo o ano de 2006. Lembro-me que fiquei tão desiludido que o sms que enviei para algumas pessoas a dizer para onde ia dizia simplesmente ‘xangai’… não tinha coragem e vontade de escrever nada mais.


Passados mais de 9 meses de aqui estar só há uma conclusão a retirar: que grande palerma que eu era por na altura não querer vir para aqui!! Ainda sou muito palerma hoje em dia, mas à um ano atrás ainda era mais! A China, e em especial Shanghai, foi a melhor colocação que me poderia ter sido dada… Pela cidade, pelas viagens que pude fazer, pelos chineses, pelas condições de vida que tivemos durante todo este tempo, etc... e, last but definitely not the least... os amigos que aqui fiz!!!

Cheira a despedida...

quarta-feira, novembro 15, 2006

O início do final

É verdade... tenho andado muito calado! As minhas desculpas aos frequentadores deste 'humilde' espaço cibernético pela pouca interactividade que lhes tenho oferecido...
Aproxima-se a passos largos o final desta aventura de 9 meses em Shanghai! Para aqueles que não sabem deixo Shanghai no próximo dia 27 de Novembro com destino a Bangkok, cidade escolhida para iniciarmos a tão esperada viagem final! Vão ser 3 semanas pela Tailândia, Cambodja e Vietname! Vamos um grupo enorme... não digo quantos somos para não vos assustar. Vai ser um GRANDE viagem... em todos os sentidos!!
No dia 17 de Dezembro regresso a Shanghai, onde passo mais 2 dias, para no dia 19 regressar a Portugal...
O plano das festividades para aproveitar estes últimos dias é muito simples: não existe! Não temos nada programado, no entanto, prometem ser dias cheios e cansativos! Assim espero! Alguns jantares, mais umas quantas saídas, as compras finais, as malas para fazer, os últimos dias de trabalho, os últimos dias de convívio com os chineses e com todas as pessoas que em Shanghai fizeram parte do nosso dia-a-dia, etc… Serão dias intensos! Serão também os últimos dias para procurar fazer o balanço de tudo o que foi vivido durante este tempo.
Muitas 'coisas' nos deixarão saudades... agora há que ter a mestria de nos sabermos despedir de todas essas 'coisas'!!
Este não é ainda um post de despedida e de encerramento… esse fica reservado para a semana que vem!


Um forte 'saludo' para todos vós...


PS - esta semana há Masters em Shanghai!! Quem é que vai à final? E quem é que se calhar ainda vai às meias-finais? Eheh... eu vou!

terça-feira, novembro 07, 2006

A todos os benfiquistas...

Um agradecimento muito especial!!

Tal como já vos disse durante a minha curta passagem por Pequim fiquei em casa da Inês Cunha Alves e do Rui Boa Vida. Este post é única e exclusivamente dedicado a eles... MUITO OBRIGADO PELA FANTÁSTICA RECEPÇÃO!!!! Foi um fim-de-semana muitíssimo bem passado... Se um dia voltar a Pequim podem ter a certeza que me vão voltar a "aturar"!! Se já não estiverem em Pequim... encontrar-vos-ei algures!!

Da esquerda para a direita: eu, Rui, Inês, Mafalda e Marta

Também a Mafalda e a Marta, amigas do Tiago Câmara que é nosso amigo de Shanghai, ficaram instaladas durante uns dias em casa da Inês e do Rui... Também elas se podem considerar umas priveligiadas por terem passado por esta fantástica maison! Aliás, já muita gente passou por lá... dos meus amigos foram: Mafalda Brandão e Diogo Alvim, Catarina, Joana e João 'Raposinho'!! Todos sairam de lá felizes da vida...

Muito obrigado...

segunda-feira, novembro 06, 2006

Palácio de Verão

No domingo, e depois de uma longa e louca passagem pela noite de Pequim (com Inês, Rui, Marta, Mafalda, Assunção, Diogo (estes últimos 4 férias na China), Júlio, Berbesi e Sofia (mais 'contactos')), fui ao Palácio de Verão do Imperador.
Ponho-me a pensar e chego à conclusão que esta foi a primeira vez que fiz turismo sozinho. Apesar de ter corrido muitíssimo bem e de ter gostado imenso, posso-vos confessar que prefiro estar acompanhado...
Infelizmente cometi um erro de logística e tive que regressar à base mais cedo do que esperava! Em Pequim está bem mais frio do que está em Shanghai, tendo levedo apenas 2 camisolas! O frio era tal que tive mesmo que dar por terminada a minha experiência enquanto turista solitário...
Deixo-vos aqui algumas fotos do Palácio de Verão...






Simatai... a Grande Muralha!!

Este fim-de-semana fui a Pequim! Já lá tinha ido em Março com a Pipa, a Ana e o Manel, mas na altura acabei por lá ficar passar pouco mais que um dia... Desta vez tive direito a ficar num 'hotel' de luxo: a casa da Inês Cunha Alves e do Rui Boa Vida (o agradecimento a sério virá mais tarde!!).
Bom... mas culturalmente esta visita tinha um único objectivo: ir novamente à Grande Muralha, mas agora a Simatai, aquela que é considerada como a mais bonita de todas as entradas. Sendo assim, na companhia do meu amigo "contacto" Júlio e de um brasileiro, de seu nome Octávio, que pediu para vir connosco. Foram 2 horas de viagem que passaram num instante mas que ainda deram para comprovar a habilidade deste senhores na arte da condução. Ele era ultrapassagens em plena curva, ele era ultrapassagens pela berma, ele era ultrapassagem a ultrapassagens... enfim, foi toda uma 'panóplia' de 'atrocidades' e de exemplos de como não conduzir!!
O que realmente importa é que chegámos lá cheios de saúde e de lá sairmos ainda mais saudáveis por passadas algumas semanas voltarmos a respirar ar puro!!
O que mais impressiona na Grande Muralha é a sua dimensão. É óbvio que em termos de 'beleza' é um monumento incrível, mas o que mais nos deixa de 'boca aberta' é olharmos para o horizonte e vermos muralha... virarmos-nos para o outro lado, voltarmos a olhar para o horizonte... e voltar a não encontrar o seu final. É incrível!!
As provas seguem em baixo...