quinta-feira, maio 18, 2006

Acabei de ler uma notícia em que fiquei a saber que Shanghai é conhecida como a “city without night”!! Quem já cá esteve percebe bem porquê! As luzes e os neons estão por todo o lado… o The Bund, Pudong e a Nanjing Road são 3 exemplos disso mesmo!


De vez em quando saem notícias sobre a “poluição de luz” em Shanghai. É verdade… não é invenção minha! Alguns cientistas falam em estudos que provam as consequências que podem trazer para a saúde dos habitantes da cidade e alguns astrónomos falam que já nem a estrela polar se consegue em Shanghai e nas suas redondezas. Se a primeira parte ainda me surpreende, a segunda já não! Desde que aqui cheguei acho que ainda não devo ter visto uma única estrela, facto que ainda há dias comentava com alguém…


Mas para dizer a verdade estas consequências negativas que a luz provoca, a mim pouco vão afectar uma vez que estou aqui de passagem, por isso resta-me gozar o espectáculo que esta “poluição” proporciona a quem aqui vive e a quem por aqui passa. Ontem, antes de me deitar, olhei pela janela do meu quarto e fiquei impressionado com a vista que todos os dias tenho ao meu dispor… aliás, não será todos os dias, porque em metade deles a poluição não me deixa ver o ‘vizinho da frente’! Como é óbvio peguei logo na minha máquina fotográfica e guardei aquela ‘vista’ para a posteridade… partilho-a agora com os leitores do “Expresso de Xangai”… Não é brutal?


6 Comments:

At 1:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É pena ser só de passagem...

 
At 6:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"Mas para dizer a verdade estas consequências negativas que a luz provoca, a mim pouco vão afectar uma vez que estou aqui de passagem, por isso resta-me gozar o espectáculo que esta “poluição” proporciona a quem aqui vive e a quem por aqui passa. " Que pensamento tão católico...:)

 
At 7:21 da tarde, Blogger João Ascensão said...

1º - anónimos... digam-nos quem são!!
2º - anónimo 2: enquando escrevia o post tinha noção de que não era um pensamento muito católico, mas julgo que percebem o que quero dizer! Como é óbvio preocupa-me as pessoas que aqui vivem e estão sujeitas a esta poluição, mas em relação a isso nada posso fazer, e a verdade é que tanta luz proporciona mesmo um espectáculo incrível! Há que aproveitar...

 
At 12:13 da manhã, Blogger Mafi said...

João, a última foto está mesmo gira! Já viste a diferença desta foto para aquela primeira que puseste no blog em que Shanghai estava todo azulinho e bonitinho? :)
PS: para além da clara diferença de esta ser tirada à noite e a outra de dia, claro!

 
At 9:59 da manhã, Blogger DM em Caracas said...

Shanghai é linda!
E quanto ao facto de não ser um pensamento Católico, o que é que a pessoa há-de fazer? É bonita, e pronto! E ainda bem que não te afecta muito a ti. Do mal, o menos...

 
At 9:59 da manhã, Blogger Tiago Carneiro said...

"Cidade sem noite" é aonde eu estou que não há noite. Literalmente. Está sempre dia. Há um mês que não vejo estrelas. E até ao final de junho é sempre a piorar. Até que o sol nunca se deixa de ver.

 

Enviar um comentário

<< Home