segunda-feira, julho 10, 2006

A grande Shanghai em ponto pequeno!

Este fim-de-semana fui ao “Urban Planning Exhibition”, um dos museus mais conhecidos de Shanghai, não por ser brilhante, mas sim por ter uma maqueta gigante da cidade. É mesmo grande, são 600 m2 de Shanghai em ponto pequeno.
A quantidade de cinzento que existe nesta cidade é incrível! Quando cheguei a Shanghai, ao sobrevoar a cidade, fiquei impressionado com a quantidade 'industrial' de cimento. É inacreditável! Cimento, mais cimento, mais cimento... e ainda mais cimento! Dá para ter uma ideia pela fotografia em baixo... mas do ar é realmente impressionante!


Depois de 5 minutos a fazer lembrar "Onde está o Wally?", lá encontrei a nossa humilde 'maison'! Na fotografia em baixo vêm o nosso fabuloso condomínio. No canto superior direito está o "Cloud 9", que é um centro comercial enorme e caríssimo, onde também existe desde à 2 meses o Carrefour que vos falei há uns tempos!


Em plena Nanjing Xi Lu, uma das ruas mais comerciais de Shanghai, está o maravilhoso escritório da Shanghai BizVision. É no 35º andar do edifício que está apontado em baixo, na 'suite' 3505 num espaço de mais ou menos de 150 m2, que trabalham 10 indivíduos, 4 dos quais portugueses! Já somos 40% da força de trabalho desta empresa... É neste mesmo edifício que durante 2 horas, normalmente da parte da tarde, um senhor que por acaso é manager, arrota de forma "non-stop". É um espectáculo agradavél e simpático. E minha gente, quando digo "non-stop"... digo mesmo "sem parar"! São uns a seguir aos outros... No preciso momento em que escrevo estas palavras, estranhos sons saiem da boca deste senhor!

Outro espectáculo que vale a pena realçar é também a prestação que alguns bichos rastejantes fazem ao longo do dia... e por cima das nossas secretárias! Então agora com o calor... uuiiiii... é vê-las passar todas 'lampeiras'! Mais uma vez: é agradável e simpático!

Um das zonas mais conhecidas e espectaculares da cidade é Pudong. É considerado o centro financeiro da cidade! É aqui que estão os edifícios mais emblemáticos de Shanghai. Na fotografia em baixo podem ver os principais exemplares. À esquerda está aquele que será o segundo maior edifício do mundo (à frente continuará o "Taipei 101"): Shanghai World Financial Center. Não sei se sabem mas os chineses e os japoneses têm um ódio de morte... mútuo! O projecto inicial deste edifício tinho no topo uma abertura redonda. No entanto, passado algum tempo parece que surgiu um movimento (ou qualquer coisa semelhante) de chineses contra este facto, afirmando que tal fazia lembrar a bandeira japonesa! E na realidade tiveram sucesso. Se reparem na fotografia na parte de cima do prédio consegue-se ver o "remendo" que fizeram ao projecto.
Do lado direito está o JinMao! Este sim já está construído... e é brutal! Tem o bar mais alto do mundo, que curiosamente tem o mesmo nome que o centro comercial ao lado de nossa casa, o "Cloud 9"!

No meio do lado direito está a Pearl Tower! Bem feioso... mas também espectacular!

Do lado direito está um edifício que ainda não existe, e que não faço ideia o que vai ser! Com certeza será mais um gigante para acrescentar à lista...

2 Comments:

At 12:33 da manhã, Blogger Mafi said...

João, também estive aí quando fui a Shanghai. É impressionante ver como Shanghai (e em especial Pudong) se desenvolveu nos últimos 10 anos..). COnfesso que na altura descobri a tua casa. Mas enfim...quem habita nela há 5 meses já tem a obrigacação de a descobrir entre mais uns 2 milhões delas, não? ;)
beijinhos!!!

 
At 5:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Confesso que me faz algum impressão pensar numa cidade tão construída em altura...é muito estranho!... é tão bom conseguir ver na paisagem de Lisboa os telhados das casas e as chamines!
bjs Mariana MD

 

Enviar um comentário

<< Home