quinta-feira, julho 13, 2006

Quanjiao...

Ontem fui a Quanjiao, na província de Anhui. Diz-vos imenso, não é? Esta é uma cidade pequena, mas em Portugal seria a 3ª maior cidade do país, e basicamente fica no fim do mundo! E perguntam vocês: “mas porque é que foste ao fim do mundo?”. A resposta é simples: é lá que fica o parque industrial da Shanghai BizVision, a empresa em que estou a trabalhar.
Na terça-feira à tarde saímos de Shanghai em direcção a Zhenjiang, onde os 2 managers da empresa tiveram uma reunião com um V.I.P. da Sinopec, a maior empresa petrolífera Chinesa. No final da noite, já depois do jantar, partimos finalmente em direcção a Quanjiao, onde ficámos a dormir!
Na viagem de carro várias coisas me impressionaram. Sabia que a rede de transportes na China, especialmente nas zonas costeiras, é muito boa! Mas não fazia ideia que era tão boa. Tudo bem sinalizado, placas em caracteres e em inglês a dar as indicações, setas no chão, painéis electrónicos, separadores limpos, e muito mais. Impecável…
Já não devia ser novidade mas o que mais me espantou foi a condução dos chineses. É inacreditável! Se nas cidades andam devagar, nas auto-estradas estes ‘senhores’ não têm problema nenhum em carregar no acelerador e em serpentear por entre os ‘veículos’ que também ‘abrazam’ as estradas. Entre muitas outras, houve 2 situações que vale a pena contar, mas sem grandes pormenores:
- Porque não utilizar a berma da auto-estrada para ultrapassar todos os outros carros quando as outras 4 faixas à esquerda estão ocupadas? Esta proeza foi feita pela nossa querida secretária, a Jackas;
- Porque não entrar na auto-estrada pelo mesmo sítio por onde de lá saímos? Não perceberam? Eu explico… a saída da estação de serviço estava bloqueada por causa de meia dúzia de carinhas, mas seria sempre pouco tempo de espera. O senhor Daniel Wang ‘não vai de modas’: inversão de marcha, sentido contrário e toca a entrar na auto-estrada pela saída, pelo mesmo sítio em que minutos antes tínhamos passado para entrar na tal área de serviço. Se não perceberam depois faço um desenho…

É uma experiência de vida… valeu a pena! Gostei…
Em relação a Quanjiao… a tal cidade onde fica o parque industrial da empresa, deu para ter algum contacto com a China “real”. Acredito que no interior, bem interior, seja bem mais duro e bem mais pobre, mas já tivemos um cheirinho! Shanghai, como já devem ter percebido, de China tem muito pouco.
Do pouco tempo que estive em Quanjiao deu para perceber que é uma cidade que vive muito da agricultura. Alguns porcos e burros passeiam e dormem pela rua, muitos vendedores ambulantes tentam ir fazendo o seu negócio, muitas são as bancas e os pequenos quiosques com comida chinesa, as pessoas caminham pelo meio das estradas aparentando algum desalento e falta de rumo.
As casas são pessoas, e quase todas feias e sujas… não é um cenário agradável! No meio disto tudo encontro algo que me tenho vindo a aperceber nos últimos tempos: as condições, os edifícios e os meios que o governo chinês tem em sua posse. No meio daquela pobreza toda, estão 2 complexos governamentais gigantes. Incríveis… e numa cidade “pequena” como Quanjiao. O regresso para Shanghai foi feito de comboio, desde Nanjing. Quem é que nos levou de carro até lá? Um motorista do governo num carro fantástico…

De resto posso-vos dizer que continua tudo bem… com muita saúde, boa disposição e algum cansaço! Este fim-de-semana vou andar a passear. Vou a Hong-Kong e a Macau… desculpa: renovar o visto! Depois mostro fotografias…

Aqui ficam algumas fotos dos últimos 2 dias…

O "nosso" parque industrial. Como podem ver... ainda está no início!


Uma comitiva do Governo Regional passou por lá. Televisão incluída!

Isto é típico! Quando há uma reunião de pessoas... muitas outras se juntam para ver o que se passa!

O "patrão" a fingir que discursa!


Os porcos que vos falava!

A foto de "família": André, Daniel, Jackeline, uma senhora que não me lembro do nome e a minha pessoa... O "V" de vitória é típico e obrigatório!


O "resort" de Quanjiao...

1 Comments:

At 2:35 da tarde, Blogger DM em Caracas said...

Ainda hoje me interrogo do motivo de nunca ter conseguido aderir ao V...

 

Enviar um comentário

<< Home