domingo, junho 24, 2007

E a nova aventura está em...

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Adeus "Expresso de Xangai"...

Passado 1 mês do meu regresso a Portugal, chegou agora a hora de encerrar o "Expresso de Xangai"!! Já o deveria ter feito à muito, mas só agora encontrei a motivação e vontade para o fazer, para vos ser muito sincero...
Presumo que por mais uns tempos este 'espaço' continue on-line, mas deixa agora de fazer sentido continuar a trabalhar nele... A verdade é que este blog muito mais do que um depositário de pensamentos, desabafos ou ideais, foi uma carta aberta a todos os cibernautas que tivessem interesse no que foi a minha experiência na China, em especial na incrível cidade que é Shanghai e da qual já tenho muitíssimas saudades. Naturalmente estava mais direccionado para a minha família e para os meus amigos, e por isso foi com muita alegria e algum orgulho que soube que alguns desconhecidos também acompanharam os últimos 10 meses da minha vida!
Apesar de ter havido períodos mais parados e menos interessantes, lembro-me que houve muitas histórias e muitos acontecimentos que me deram muito gozo em escrever e em partilhar convosco!
Tal como já vos disse, nunca procurei transmitir ideias muito elaboradas, procurei sim, com simplicidade e clareza, transmitir um pouco desta experiência. Parece-me que a ideia essencial do que foi esta aventura consegui passá-la para todos vós… Muito ficou por contar, mas essa parte foi contrabalança com os e-mails pessoais que frequentemente fui trocando com alguns!
No primeiro post que fiz dizia que para este ser um blog bem sucedido teria que com contar com a vossa ajuda e participação… PARABÉNS!! Conseguiram, quer através dos comentários que foram fazendo, quer através de referências a acontecimentos aqui relatados quando por vezes trocávamos e-mails, dar-me motivação e razões para continuar com este “projecto”…
É o fim minha gente… é o FIM!! Tudo tem o seu tempo e não se justifica prolongar a sua existência. Este blog pertence a Shanghai… pertence à China! Serviu para relatar uma etapa que acabou! A próxima etapa não sei ao certo como vai ser, mas muito dificilmente será relatada através de um blog…
Como diz um amigo meu: "o meu 'mai' sincero obrigado"!!

Beijinhos e abraços,

João Ascensão

terça-feira, janeiro 16, 2007

Às voltas pelo "paraíso"...

De regresso às lides bloguistas, e agora que tomei o gosto pelo FilmLoop, deixo-vos mais uma quantidade apreciável de fotos... desta vez da viagem final!! Não têm comentários nem nada de especial, mas espero que gostem!!
As minhas desculpas à Ana Godinho e ao Roger por não aparecerem nestas fotos... quando estiveram connosco pouco peguei na máquina!!
Mais uma vez as fotos veêm acompanhadas por uma recomendação musical... Snowden, com Anti-Anti!! É só 'clicarem' no play no video aqui ao lado!!


PS - Para verem as fotografias em tamanho maior basta carregarem 2 vezes no 'ecrãn' em baixo...



terça-feira, dezembro 12, 2006

De Saigao para Phnom Penh...

Ora... muito rapidamente informo os meus queridos amigos e amigas que me encontro em Ho Chi Minh, normalmente conhecido como Saigao, e que amanha partimos para o Cambojda, aquela que vai ser a nossa grande aventura... Se no Vietname as condicoes ja nao sao as melhores, no nosso proximo destino nao nos esperam resorts, auto-estradas e autocarros de luxo. Espera-nos sim um dos paises asiaticos com mais problemas a nivel de malaria... ah, espera-nos tambem o maior templo religioso do mundo: Angkor Wat, um dos candidatos a ser uma das 7 maravilhas do mundo! Deve ser incrivel!
Tenho que ficar por aqui... era so mesmo para vos manter a par da nossa actual localizacao!!
Um bem haja para todos...

segunda-feira, dezembro 04, 2006

No paraiso...

Minha gente, ate agora tem corrido tudo lindamente. Chegamos a Bangkok na segunda, onde ficamos ate 5a feira, mas foi o tempo suficiente para perceber que esta e a capital do sexo! E inacreditavel a promiscuidade e o degredo que vimos em apenas 3 dias...
Adiante... 5a feira fomos para Phuket, a Oura da Asia. Horrivel... por isso nada melhor do que sair de la rapidamente e ir em direccao as ilhas PhiPhi. E um cenario incrivel: palmeiras, areia branca, agua azul aul azul, gente gira, optimo ambiente quase sempre ao som de Jack Johnson ou Bob Marley, etc. Foi nestas ilhas que filmaram o filme "A Praia".
Infelizmente nao podemos ficar mais tempo naquele que foi dos locais mais bonitos onde ja estive. Ja tinhamos bilhete de aviao para Koh Samui, de onde apanhamos o barco para Koh Phangan, ilha onde todos os dias de lua cheia se realiza uma festa que, curiosamente, se chama... "full moon party"!!!
E aqui que estou agora na companhia das seguintes personagens: Anas (Godinho e Teixeira), Guida, Andres (Silva e Taborda), Duarte, Luis, Pedro e o Diogo!!
Neste momento nao vos consigo mostrar algumas das muitas fotos que ja tiramos... mostro-vos quando chegar!
6a feira partimos para o Vietname...
Meus amigos, tenho que ir!! Vou ali tomar uma banhoca nas aguas quentes e azuis da Tailandia!!
Um grande bem haja para todos...

quarta-feira, novembro 22, 2006

9 meses em fotos

Hoje o “O Expresso de Xangai” oferece e partilha com todos os ‘leitores’ uma colectânea de algumas das muitas fotos que fui tirando ao longo deste ano… é como que um balanço dos nove meses em fotografias! A maioria foi tirada em Shanghai, mas não foram esquecidos os passeios, as viagens, aqueles que nos receberam em suas casa, as caras desconhecidas com que nos cruzámos, etc., mas acima de tudo não foram esquecidas todas as espectaculares visitas que por aqui passaram…
São 200 fotos, por isso proponho que, para não se tornar cansativo, ponham a tocar a música que está aí do vosso lado direito… Estão a ver? Ah... propositamente coloquei-as fora da ordem!! Estão todas ao 'molho'...
Espero que gostem...




PS - aqueles que não conseguirem ver no formato que está em cima vão a este link - http://www.filmloop.com/cgi-bin/bv/bv.py?ticket=ckMxyahlelyq-O8L8ZqXjuea4aykamgy&flash=1&extAds=1

terça-feira, novembro 21, 2006

Vamos danificar a camisola do nosso clube...

segunda-feira, novembro 20, 2006

Federer: o Maior!!

Tal como já vos tinha dito, este fim-de-semana foram as meias finais e a final do Masters Cup. Infelizmente não fui às meias-finais... fui só à final! Infelizmente, mais uma vez, o jogo acabou por ser pouco interessante tal a "tareia" que o Federer deu ao Blake! De qualquer maneira acabou por ser... "brutal"! Deu para readquirir um pouco o gosto pelo ténis, algo que já tinha perdido em tempos idos, e deu para assistir a um espectáculo apesar da curta duração do jogo...
Deixo-vos aqui algumas fotos que tirei e um vídeo para os mais curiosos...




Foi este o senhor que ganhou... apresento-vos o o fabuloso, o frio, o imperturbável, o incrível, o mágico... a classe em pessoa... "Logel Fedelel"!!




Havia alguns lugares vazios, mas estava uma casa relativamente bem composta!! Os "especuladores", tal como disse a senhora do microfone, saíram satisfeitos com o espectáculo...

No final do jogo abriram a cobertura do estádio... incrível!!



sexta-feira, novembro 17, 2006

Foi há um ano atrás...

Foi há um ano atrás que todos os “contactos” souberam o país onde foram colocados! No jantar de encerramento do Curso de Gestão Internacional na Quinta do Patino, 160 pessoas souberam onde iam passar os próximos 9 meses das suas vidas. Quase todos mantiveram o seu destino, outros foram mais tarde colocados noutros países.
Ainda me lembro como se tivesse sido ontem o momento em que o professor Alberto Castro disse o meu nome… meio nervoso e ansioso levantei-me… esperava ouvir tudo menos o que ouvi: “João, você vai para a Shanghai BizVision… escuso de dizer qual a cidade e o país onde foi colocado!!”. Tenho que admitir que fiquei de rastos… sempre disse que a minha primeira escolha era Buenos Aires, no entanto, tinha quase a certeza que iria ser colocado no Brasil, nos EUA ou em Espanha! Ah… e sempre disse que queria tudo menos a Ásia! Pois é, a “rifa” disse-me que esta seria mesmo a minha casa durante quase todo o ano de 2006. Lembro-me que fiquei tão desiludido que o sms que enviei para algumas pessoas a dizer para onde ia dizia simplesmente ‘xangai’… não tinha coragem e vontade de escrever nada mais.


Passados mais de 9 meses de aqui estar só há uma conclusão a retirar: que grande palerma que eu era por na altura não querer vir para aqui!! Ainda sou muito palerma hoje em dia, mas à um ano atrás ainda era mais! A China, e em especial Shanghai, foi a melhor colocação que me poderia ter sido dada… Pela cidade, pelas viagens que pude fazer, pelos chineses, pelas condições de vida que tivemos durante todo este tempo, etc... e, last but definitely not the least... os amigos que aqui fiz!!!

Cheira a despedida...

quarta-feira, novembro 15, 2006

O início do final

É verdade... tenho andado muito calado! As minhas desculpas aos frequentadores deste 'humilde' espaço cibernético pela pouca interactividade que lhes tenho oferecido...
Aproxima-se a passos largos o final desta aventura de 9 meses em Shanghai! Para aqueles que não sabem deixo Shanghai no próximo dia 27 de Novembro com destino a Bangkok, cidade escolhida para iniciarmos a tão esperada viagem final! Vão ser 3 semanas pela Tailândia, Cambodja e Vietname! Vamos um grupo enorme... não digo quantos somos para não vos assustar. Vai ser um GRANDE viagem... em todos os sentidos!!
No dia 17 de Dezembro regresso a Shanghai, onde passo mais 2 dias, para no dia 19 regressar a Portugal...
O plano das festividades para aproveitar estes últimos dias é muito simples: não existe! Não temos nada programado, no entanto, prometem ser dias cheios e cansativos! Assim espero! Alguns jantares, mais umas quantas saídas, as compras finais, as malas para fazer, os últimos dias de trabalho, os últimos dias de convívio com os chineses e com todas as pessoas que em Shanghai fizeram parte do nosso dia-a-dia, etc… Serão dias intensos! Serão também os últimos dias para procurar fazer o balanço de tudo o que foi vivido durante este tempo.
Muitas 'coisas' nos deixarão saudades... agora há que ter a mestria de nos sabermos despedir de todas essas 'coisas'!!
Este não é ainda um post de despedida e de encerramento… esse fica reservado para a semana que vem!


Um forte 'saludo' para todos vós...


PS - esta semana há Masters em Shanghai!! Quem é que vai à final? E quem é que se calhar ainda vai às meias-finais? Eheh... eu vou!

terça-feira, novembro 07, 2006

A todos os benfiquistas...

Um agradecimento muito especial!!

Tal como já vos disse durante a minha curta passagem por Pequim fiquei em casa da Inês Cunha Alves e do Rui Boa Vida. Este post é única e exclusivamente dedicado a eles... MUITO OBRIGADO PELA FANTÁSTICA RECEPÇÃO!!!! Foi um fim-de-semana muitíssimo bem passado... Se um dia voltar a Pequim podem ter a certeza que me vão voltar a "aturar"!! Se já não estiverem em Pequim... encontrar-vos-ei algures!!

Da esquerda para a direita: eu, Rui, Inês, Mafalda e Marta

Também a Mafalda e a Marta, amigas do Tiago Câmara que é nosso amigo de Shanghai, ficaram instaladas durante uns dias em casa da Inês e do Rui... Também elas se podem considerar umas priveligiadas por terem passado por esta fantástica maison! Aliás, já muita gente passou por lá... dos meus amigos foram: Mafalda Brandão e Diogo Alvim, Catarina, Joana e João 'Raposinho'!! Todos sairam de lá felizes da vida...

Muito obrigado...

segunda-feira, novembro 06, 2006

Palácio de Verão

No domingo, e depois de uma longa e louca passagem pela noite de Pequim (com Inês, Rui, Marta, Mafalda, Assunção, Diogo (estes últimos 4 férias na China), Júlio, Berbesi e Sofia (mais 'contactos')), fui ao Palácio de Verão do Imperador.
Ponho-me a pensar e chego à conclusão que esta foi a primeira vez que fiz turismo sozinho. Apesar de ter corrido muitíssimo bem e de ter gostado imenso, posso-vos confessar que prefiro estar acompanhado...
Infelizmente cometi um erro de logística e tive que regressar à base mais cedo do que esperava! Em Pequim está bem mais frio do que está em Shanghai, tendo levedo apenas 2 camisolas! O frio era tal que tive mesmo que dar por terminada a minha experiência enquanto turista solitário...
Deixo-vos aqui algumas fotos do Palácio de Verão...






Simatai... a Grande Muralha!!

Este fim-de-semana fui a Pequim! Já lá tinha ido em Março com a Pipa, a Ana e o Manel, mas na altura acabei por lá ficar passar pouco mais que um dia... Desta vez tive direito a ficar num 'hotel' de luxo: a casa da Inês Cunha Alves e do Rui Boa Vida (o agradecimento a sério virá mais tarde!!).
Bom... mas culturalmente esta visita tinha um único objectivo: ir novamente à Grande Muralha, mas agora a Simatai, aquela que é considerada como a mais bonita de todas as entradas. Sendo assim, na companhia do meu amigo "contacto" Júlio e de um brasileiro, de seu nome Octávio, que pediu para vir connosco. Foram 2 horas de viagem que passaram num instante mas que ainda deram para comprovar a habilidade deste senhores na arte da condução. Ele era ultrapassagens em plena curva, ele era ultrapassagens pela berma, ele era ultrapassagem a ultrapassagens... enfim, foi toda uma 'panóplia' de 'atrocidades' e de exemplos de como não conduzir!!
O que realmente importa é que chegámos lá cheios de saúde e de lá sairmos ainda mais saudáveis por passadas algumas semanas voltarmos a respirar ar puro!!
O que mais impressiona na Grande Muralha é a sua dimensão. É óbvio que em termos de 'beleza' é um monumento incrível, mas o que mais nos deixa de 'boca aberta' é olharmos para o horizonte e vermos muralha... virarmos-nos para o outro lado, voltarmos a olhar para o horizonte... e voltar a não encontrar o seu final. É incrível!!
As provas seguem em baixo...









segunda-feira, outubro 30, 2006

A triste história dos pés pequenos

Já há muito tempo que tinha ouvido falar da triste tradição das mulheres chinesas, enquanto crianças, partirem os ossos dos pés dobrando-os para dentro de modo a que parassem de crescer...


O pé pequeno era sinónimo de graça e beleza para as antigas sociedades chinesas e só no início do século passado é que deixou de ser uma prática comum.
Há livros e exposições de fotografia dedicados simplesmente a este tema. Há uns meses atrás vi um livro com imagens incríveis e 'assustadoras'. A que está aqui em baixo é um exemplo... cuidado aos mais sensíveis!


PS - fotos retiradas do blog do correspondente do jornal "O Globo" em Pequim.

sexta-feira, outubro 27, 2006

English names... in "Sexy Beijing"

Vejam este vídeo sobre a moda de os chineses terem nomes ingleses, mesmo que não tenham nenhuma razão para tal... muito interessante!

Só por curiosidade... eu também tenho nome chinês e não tenho grande utilidade nisso!! É a aculturação...

Bom fim-de-semana para todos,

Ass.: Yue Han

quarta-feira, outubro 25, 2006

Isto é China...



Mais um exemplo de que não é necessário uma carrinha de transporte quando se tem uma bicicleta e 2 pernas...

As minhas meninas...

Finalmente imprimi algumas das minhas melhores fotografias! Aqui está o resultado...


quinta-feira, outubro 19, 2006

Tinha que o fazer...

Desculpa a imitação Dioguíssimo, mas tinha que alargar o universo de pessoas a ver esta preciosidade...
Este é um hit's do momento na China!

quarta-feira, outubro 18, 2006

Cultura de morte...

Este post 'foge' um pouco à temática natural do "Expresso de Xangai", mas parece-me importante partilhar convosco este texto que o Senhor Meu Pai me enviou...

"Uma cultura da morte

A atracção pela morte é um dos sinais da decadência.
Portugal deveria estar, neste momento, a discutir o quê?
Seguramente, o modo de combater o envelhecimento da população.
Um país velho é um país mais doente.
Um país mais pessimista.
Um país menos alegre.
Um país menos produtivo.
Um país menos viável – porque aquilo que paga as pensões dos idosos são os impostos dos que trabalham.
Era esta, portanto, uma das questões que Portugal deveria estar a debater.

E a tentar resolver. Como?
Obviamente, promovendo os nascimentos.
Facilitando a vida às mães solteiras e às mães separadas.
Incentivando as empresas a apoiar as empregadas com filhos, concedendo facilidades e criando infantários.
Estabelecendo condições especiais para as famílias numerosas.
Difundindo a ideia de que o país precisa de crianças – e que as crianças são uma fonte de alegria, energia e optimismo.
Um sinal de saúde.
Em lugar disto, porém, discute-se o aborto.
Discutem-se os casamentos de homossexuais (por natureza estéreis).
Debate-se a eutanásia.
Promove-se uma cultura da morte.

Dir-se-á, no caso do aborto, que está apenas em causa a rejeição dos julgamentos e das condenações de mulheres pela prática do aborto – e a possibilidade de as que querem abortar o poderem fazer em boas condições, em clínicas do Estado.
Só por hipocrisia se pode colocar a questão assim.
Todos já perceberam que o que está em causa é uma campanha.
O que está em curso é uma desculpabilização do aborto, para não dizer uma promoção do aborto.
Tal como há uma parada do ‘orgulho gay’, os militantes pró-aborto defendem o orgulho em abortar.
Quem já não viu mulheres exibindo triunfalmente t-shirts com a frase «Eu abortei»?

Ora, dêem-se as voltas que se derem, toda a gente concorda numa coisa: o aborto, mesmo praticado em clínicas de luxo, é uma coisa má.
Que deixa traumas para toda a vida.
E que, sendo assim, deve ser evitada a todo o custo.
A posição do Estado não pode ser, pois, a de desculpabilizar e facilitar o aborto – tem de ser a oposta.
Não pode ser a de transmitir a ideia de que um aborto é uma coisa sem importância, que se pode fazer quase sem pensar – tem de ser a oposta.
O Estado não deve passar à sociedade a ideia de que se pode abortar à vontade, porque é mais fácil, mais cómodo e deixou de ser crime.

Levada pela ilusão de que a vulgarização do aborto é o futuro, e que a sua defesa corresponde a uma posição de esquerda, muita gente encara o tema com ligeireza e deixa-se ir na corrente.
Mas eu pergunto: será que a esquerda quer ficar associada a uma cultura da morte?
Será que a esquerda, ao defender o aborto, a adopção por homossexuais, a liberalização das drogas, a eutanásia, quer ficar ligada ao lado mais obscuro da vida?
No ponto em que o mundo ocidental e o país se encontram, com a população a envelhecer de ano para ano e o pessimismo a ganhar terreno, não seria mais normal que a esquerda se batesse pela vida, pelo apoio aos nascimentos e às mulheres sozinhas com filhos, pelo rejuvenescimento da sociedade, pelo optimismo, pela crença no futuro?
Não seria mais normal que a esquerda, em lugar de ajudar as mulheres e os casais que querem abortar, incentivasse aqueles que têm a coragem de decidir ter filhos?"

José António Saraiva, 14/10/2006

quinta-feira, outubro 12, 2006

E finalmente... Zhujiajiao!

... no domingo, já sem a companhia da nossa querida amiga Joana, fomos a Zhujiajiao - a Veneza da China! É um vila 'pitoresca' com mais de 2000 anos de história... Foi a segunda vez que lá fui, e agora achei ainda mais bonita!!

... é conhecida como a Veneza da China por causa dos canais e das pontes que atravessam a vila... ora vejam lá!!

... durante um passeio de barco, a Cats teve direito a comandar a 'barcaça'...

... giro, não é?

... o raposinho também se apoderou do comando das operações durante uns tempos...

... 'contratei' estas senhoras para fazerem uma serenata à Cats e ao Raposinho... isto enquanto bebíamos um expresso que nos custou cada um 300 mil reis...

E assim foi... Shanghai, Pequim, Hong Kong, Macau, Guilin, Longshen, Yangshuo e Zhujiajiao... só faltou mesmo a terra do 'Quanto'. Em imagens, este foi o melhor resumo que poderia fazer da viagem destes meus queridos amigos... muita coisa fica por contar... talvez a Cats e o Raposinho já vos tenham contado tudo!

Resumindo... foi BRUTAL ter-vos por cá... Bjs e abraços!!

quarta-feira, outubro 11, 2006

Fotos de Yangshuo...

... continuando... agora em Yangshuo...

... Cats com um pretendente chinês... lindo!


... Dioguini e a arte de fotografar...

... esta é outra à Raposo...

... esta não é à Raposo em circunstâncias normais... já alguma vez o tinham visto a fazer pose? Só mesmo durante estes 15 dias de viagem!!

Resta-me dizer-vos que o percurso de Guilin (cidade horrível onde era o nosso hotel...) para Yangshuo foi feito de barco! Foram 4 horas a percorrer o Rio Li! O cenário é incrível, grandes montes rompem aquilo que em tempos idos parece ter sido uma grande planíce!

... alugámos 3 motos e toca a conhecer Yangshuo... com um 'pujança' incrível (cada mota devia ter à volta de 0,5 cavalos de potência... uma máquina) percorremos grande parte da cidade. Infelizmente, só conseguimos passar lá uma tarde e princípio de noite... erros de programação! Digo infelizmente porque, tal como disse o Dioguini, esta é a cidade chinesa mais bonita em que já estivemos, e menos de um dia foi muito pouco tempo...

... os cincos no country com as nossas CBR's (reparem que agora já se produzem estas motas em amarelo, verde e... cor-de-rosa)...

... Joana e myself...

... Cats e Dioguini...


... and last but definitely not the least... Johny Fox e eu!!

terça-feira, outubro 10, 2006

Fotos de Longshen...

... foi difícil para "xuxu" chegar a esta atracção turística, tudo por causa de uns alemães que se colaram a nós e que nos fizeram perder imenso tempo! Enfim, uma história longa... Eu pessoalmente acho que valeu imenso a pena o esforço! Era um dos sítios na China que eu não queria mesmo perder... plantações de arroz construídas nas montanhas! Infelizmente nesta altura do ano as plantações não têm água... quando têm o cenário torna-se ainda mais incrível!


... local de Longshen... as senhoras só cortam o cabelo uma vez na vida... disseram-me que era em "idade já bem adulta"...


... tenho o prazer de vos apresentar o professor Leon, foi ele quem nos arranjou a maravilhosa 'caripana' que nos levou a Longshen...

... Cats, Joana, Diogo, Mister Leon, local de Longshen, Hannes, Bernie e eu...

... Joana com uma chinezinha que provavelmente só vai cortar o cabelo uma vez na vida...

... Cats e eu com uma "castiça"...

... não é um cenário incrível?