sexta-feira, fevereiro 24, 2006

A Batalha de Aljubarrota Parte II

Meus queridos amigos, estou em plena hora de expediente, mas tenho que despender 5 minutos a escrever este post! Não posso deixar para depois, tenho medo de me esquecer dos maravilhosos pormenores que tenho para vos relatar.
O tema tem sido alvo de vários comentários... Sendo assim vamos explorar o assunto: os chineses a comer!
Hoje almoçamos no escritório. O ritual é sempre o mesmo: um restaurante qualquer de take-away faz a entrega de 11 pratos, coloca-se jornal sobre a mesa de reuniões… e toca a comer! Bom, reza a história que a batalha de Aljubarrota foi muito dura e causou inúmeras baixas humanas… ora bem, este almoço foi algo parecido! Este almoço parecia um campo de batalha, apesar de graças a Deus não ter havido casualties. Então é assim (como diz comum dos portugueses): o Andy a comer é a coisa mais nojenta que já vi na minha vida! Acho que não estou a exagerar… estávamos os 3 (André, Luís e eu) embaraçados com o cenário com que nos deparámos. O jovem Andy come da seguinte maneira: a sopa foi feita para ser sorvida e não para ser bebida; o cotovelo esquerdo deve estar colocado sobre a mesa, o punho da sua mão esquerda deve estar fechado e dirigido ao próprio peito; as costas devem estar tortas; e finalmente, a beiça deve estar colada ao prato de modo a que seja apenas necessário empurrar os deliciosos alimentos chineses para a sua boca assustadora. Enquanto ouvíamos a sinfonia que este senhor criou a nossa vontade era, das três uma: ou vomitar, ou rir ou fingir que nada se passava! Tentámos optar pela terceira, mas de vez em quando ainda esgrimimos umas quantas risadas…
Mais tarde chegou a Jackeline. O espectáculo repetiu-se! Conto apenas mais dois pormenores:
- 1º: a nossa amiga Jackas (atenção que é só para os amigos) estava de tal maneira debruçada sobre o seu prato, que a certa altura reparei que com a mão esquerda segurava o cabelo para que este não atingisse o seu precioso manjar;
- 2º: o almoço foi peixe frito. A certa altura a nossa secretária tinha 2 espinhas nas beiças… em forma de cornos! Surreal! Mas o pior veio a seguir. Imaginem as imagens em câmara lenta: as espinhas estão então na beiça inferior. A língua lentamente sai da boca… quase que como um íman apanha os “objectos” e expeli-os para cima da mesa, em direcção a um pequeno recipiente. “Azar dos azares”… falhou o alvo, os vestígios da guerra ficaram sobre a mesa de reuniões!
Ver para crer…

PS – enquando faço publish post sou confrontado com mais uma “sorvidela” do nosso amigo Andy… é espectáculo!!

7 Comments:

At 10:27 da manhã, Blogger Tiago Tavares said...

Fantástico esse relato "em directo" do almoço! Fartei-me de rir!
Eu já vivi 1 ano numa residência onde havia muitos chineses, e onde as refeições eram tomadas em conjunto, por isso sei bem o que isso é! Lembro-me de algumas vezes ter preferido ir sozinho para uma mesa a ficar na mesa dos meus amigos, quando ai também se encontrava sentado um chinês. Se a maneira de comer já era suficiente assustadora, o odor corporal então...
Por isso os meus amigos de lingua espanhola inventaram a frase: los chinos son cochinos (=porcos).

 
At 10:30 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Joãozito,
Em Roma sê romano ... You must blend in!!! Começa lá a cuspir as espinhas para cima da secretária, a sugar do copo, e lamber os restos do prato, para não seres posto de parte. Lá estás tu armado em finório, come, cospe e cala !!!
HiHiHi ...
Martim VFG

 
At 1:50 da tarde, Blogger Monica said...

Estou com o Martim.
Comecem a praticar sorver a sopa e cuspir para a mesa.
Podem sempre acrescentar um pormenor como palitar os dentes com a boca aberta.

 
At 2:09 da tarde, Blogger João Ascensão said...

confesso que me incomoda um bocado, mas tenho feito o esforço para ligar cada vez menos! mas não é fácil... a sério! é mesmo um espectáculo à parte...

 
At 6:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

photos please

 
At 2:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mas pelo menos a comida é boa?

Ou tens q ser tu a fazer, para pelos menos dar ar de Português?

Estou a adorar o teu blog;
Bjs
Prima Ana

 
At 8:02 da tarde, Blogger DM em Caracas said...

Olha lá miúdo! Esses hábitos Chineses até podem ter uma explicação bastante racional:
1. Costas tortas: consegues manter uma posição europeia enquanto comes com pauzinhos?! Eu não conseguia: ao primeiro dia já estava de espinha vergada!
2. Tigela na boca: como é que comes o arroz quando ele já tem molho e já não está coladinho se não meteres a tigela quase na boca?
3. Sorvidelas: tens razão, o barulho é desnecessário e altamente dispensável.
4. Espinhas na mesa: um Chinês educado teria um pratinho ao lado da tigela para pôr ossos, espinhas e todas essas coisas, mas como os restaurantes a que eu ia não eram para chineses educados, eu também me habituei rápidamente a deixar tudo em cima da mesa.
Um grande abraço de alguém já com saudades do Império do Meio!
Shi Zi Wang

 

Enviar um comentário

<< Home