segunda-feira, março 20, 2006

Um fim-de-semana em Pequim!!

Este post é grande que se farta… tou para ver quantos é que conseguem chegar ao fim! Quem conseguir ganha um certificado de Herói/Heróina…

Ora então é assim... o fim-de-semana começou por correr mal que se farta!! Como devem saber há gente muita trenga (como se diz no Porto... influências da Iana e do Luís com quem trabalho), e eu sou uma dessas pessoas! Quando comprei os bilhetes tudo parecia estar a decorrer sob os carris. Parecia tudo bem e organizado! A questão é que Shanghai tem 2 aeroportos e eu esqueci deste pormenor. Bom: sendo directos e concisos! Fomos parar ao aeroporto errado, e quando nos apercebemos deste pormenor já era tarde demais. A única solução foi comprar novos bilhetes de ida. Para mim o problema até nem é grave porque devo conseguir utilizar mais tarde, mas para a Pipa, a Ana e o Manel é que é mais chato! Como devem imaginar não me sabia onde enfiar! Graças a Deus os companheiros de viagem fazem parte daquele tipo de pessoas que se pode catalogar de “gente boa”… não me mataram!
Fomos então para Beijing no sábado de manhã, desta vez acertámos no aeroporto! Mal chegámos fomos logo ao hotel deixar as malas.
Pequim (ou Beijing) parece uma cidade mais desanuviada que Shanghai. As avenidas são mais largas e os prédios mais baixos… Mas a cidade é uma coisa gigante, não têm noção da sua dimensão. Aliás, estes senhores só sabem fazer coisas enormes. Basta ver a Praça Tiananmen, que é mesmo muito grande. No centro está o Mausoleo do Camarada Mao. O tio Mao devia ser mesmo popular! É que às 8 da manhã estava uma fila infindável de chinocas a querer ver os restos mortais do senhor…
Depois de visitarmos este local histórico, atravessámos a estrada e já estávamos na “Cidade Proibida”. Apesar de estar a ser recuperado para estar impecável para os Jogos Olímpicos de 2008, deu para perceber a grandiosidade deste palácio. Este é o maior complexo palaciano do mundo, com qualquer coisa como 720.000 metros quadrados. A secção sul da cidade consiste em 5 alas, usadas para fins cerimoniais. A secção norte era a residência do Imperador e da sua família, eunucos e criados. Os nomes de todos os espaços são altamente poéticos, por exemplo: Hall da Suprema Harmonia, Palácio da Pureza Celeste, Sala da Potente Fertilidade, Sala da Tranquilidade Imperial. Enfim… foi muito bom!
Ah… já me esquecia de um pormenor essencial. Os 4 portugueses não podiam passar despercebidos. De alguma maneira tínhamos que chamar a atenção. Nada melhor do que cada um comprar um chapéu tipicamente chinês… Aqui o João apostou num chapéu à Mao, verde com uma estrela encarnada!
Depois deste longa visita à “Cidade Proibida” fomos ao palácio de Verão do Imperador. Mais um contratempo, quando lá chegámos já estava fechado! Paciência… terá que ficar para outra oportunidade. À noite fomos jantar a um restaurante recomendado… ementa: Pato à Pequim!! Não foi nada mau…
No regresso a casa o acontecimento do fim-de-semana… Acabados de chegar de sair de Tiananmen, a meio de uma conversa com a Pipa, recebo uma chamada da minha irmã Mariana! Eu sabia que precisava de falar comigo, mas não fazia ideia qual o tema da conversa. Vou-vos revelar o tema: o baptizado do meu sobrinho Francisco!! E qual é a novidade? Já descobriram? É isso mesmo… fui convidado para ser o padrinho da criança!! Como é óbvio a alegria foi imensa… difícil de descrever! Depois de ser o padrinho da Leonor, filha do meu irmão Vasco, acrescento mais um ao meu currículo!
Bom… adiante! No domingo de manhã fomos à Grande Muralha, em Badaling. É um sítio brutal… talvez tenha sido o que eu mais gostei. A dimensão do monumento, como não podia deixar de ser, é gigante. Mais tarde mostro-vos todas as fotografias…
Já me restava pouco tempo… a despedida de Beijing estava para breve. Começavam as despedidas…
Ter visitas é óptimo! Matamos as saudades dos nossos amigos e recuperamos força… Mas tenho que admitir uma coisa: as saudades aumentam exponencialmente! As conversas andam muitas vezes às voltas dos amigos em comum, dos passeios, dos planos para as férias, das saídas à noite, do MSV, etc… de tudo o que estou a perder em Lisboa. Bem sei que não devo pensar nisto, devo aproveitar todos os momentos aqui na China, valorizando o que estou a viver, mas a verdade é que é mais forte do que eu! Durante este fim-de-semana foram muitos os momentos em que as saudades me atacaram com uma força estúpida… mas tudo passa… hoje já estou tranquilo!

11 Comments:

At 5:23 da tarde, Blogger Mariana Alvim said...

Tenho a dizer que quero um certificado de heroína porque li o post inteirinho!!:)
Parabéns por mais um afilhado que, embora seja sempre uma responsabilidade acrescida, é sempre um motivo de uma enorme alegria!
Quanto às saudades, toca a encarar tudo com muita tranquilidade, que o tempo passa tão depressa que daqui a nada já estas de volta e depois tens pena se olhares para trás e pensares que não aproveitaste tudo o que a China tinha para te dar. As saudades fazem parte, eu posso testemunhar esse facto, mas tu não estas a perder nada com a estadia ai, estas sim a ganhar muito!E um dia vais poder contar aos teus afilhados historias fabulosas de tudo o que viveste na China!:)
Bjs.
Mariana

 
At 7:30 da tarde, Blogger DM em Caracas said...

Também eu sou um herói!
E quanto ao que perdes cá... Pensa mais no muito que nós perdemos por não estar aí!

 
At 9:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estou a ver a misturada de sentimentos, mas sobretudo as imensas alegrias desses dias!
muitos parabéns pelo novo afilhado :)
Em relação às saudades, voto no que diz o Diogo... esta terra é uma pasmaceira, não há muito que se perca por cá! E num abrir e fechar de olhos esses 9 meses vão acabar!
beijinhos

MarianaMD

 
At 12:25 da manhã, Blogger Mafi said...

A primeira viagem no Império do Meio e corre logo com tantas aventuras???? só tens mesmo de achar graça!
beijinhos...

 
At 12:57 da manhã, Anonymous Anónimo said...

E se nós aqui em Lisboa começassemos a pensar no que estávamos a perder por não estarmos aí em Xangai?? Isso é que era dramático!!! lol
Muita saude, igualdade, fraternidade e abraços(inhos)

 
At 12:58 da manhã, Anonymous Anónimo said...

eh pá esqueci-me de assinar o comentário anterior! Dá para perceber de quem é?

 
At 5:01 da manhã, Blogger João Ascensão said...

José... saúde, igualdade, fraternidade e abracinhos só podem vir de ti!! eheh!!

 
At 7:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Alexandre

Tenho visto o teu blog amiúde. Vá lá que já escreveste mais que um post ao contrário da tua anterior participação no fenómeno do bloguismo...

Não te deixes vencer por esse sentimento de saudade que te consome.

Afinal, desde que saíste de Portugal:

- foram feitas as 2 maiores OPA´s de sempre em Portugal

- sinais de retoma começam a encorajar este país de brandos costumes

- o sporting é candidato ao título...(já aparece nas notícias fora de Portugal na rubrica "No Comments" da EuroNews)

- o Benfica vai ganhar a Liga dos Campeões

Que tenho eu a ver com isso dirás?

Personalidades de diferentes meios (desde o sr. Amílcar a eminentes cientistas) atribuem forte correlação entre a ausência de João Alexandre Ascensão e o clima de confiança que reina no país. "Finalmente temos condições para sair da cauda da Europa" exclamou o Sr. Eleutério na feira de enchidos do Pingo Doce quando questionado sobre o exílio de João A.Ascensão...

Brincadeirinhas à parte

Um Abraço

PR

 
At 8:21 da tarde, Blogger Unknown said...

...e como diz um amigo meu: "Depois de um dia mau mau, é muito provável que venha um dia bom bom!!"

=) Um sorriso na cara e mta vontade de aproveitar as oportunidades da vida. É o que todos nós precisamos, longe ou perto da nossa "casa".

 
At 1:26 da tarde, Blogger p.canha said...

João, já te falei de uma musica que adoro, chama-se It's a faint Line e é cantada por uma (uns)Azure Ray! um abraço

 
At 11:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Miúdo,
Saudades da Tuga? só podes estar a delirar, aproveita aí, porque anos na Tuga não te vão faltar, para além de que já cá passaste muitos. Não tinha pensado no que escreveu o teu amigo, mas a verdade é que o clima de confiança neste país à beira-mar plantado aumentou exponencialmente desde a tua saída. Só tenho pena é que o nosso Sporting já não é candidato ao título (ou quase), e o Benfica levou do Barcelona !!!
Martim VFG

 

Enviar um comentário

<< Home