segunda-feira, maio 29, 2006

TugaTeam... UM A UM!!

O "Expresso de Xangai" esteve ontem mais uma vez no Campus Universitário de Shanghai para testemunhar mais um derby entre a equipa da universidade e a "TugaTeam". O jogo... o jogo não foi um bom jogo! De um lado estava uma equipa com preparação física e organização. Do outro lado estava uma equipa de meninos que andam demasiado tempo na noite e em que o único esforço físico que fazem consiste em levar o cigarro às "beiçolas"! No entanto, o evolução dos resultados tem ido a favor destes últimos. No primeiro jogo foram humilhados e espezinhados. No segundo, com o reforço Martim Gonçalves, fizeram melhor figura e perderam apenas por um golo. Ontem, sem o lesionado Júlio André e sem o anti-futebol Diogo Basílio, a "TugaTeam" obteve um empate saboroso, especialmente tendo em conta que o nível exibicional foi dramática e desesperantemente baixo. Destaque para a elevada audiência que esteve presente à volta do relvado, em especial para a presença de duas meninas, bem giras por sinal... a Guida e a 'Iana'!

JOGADORES UM A UM... AOS OLHOS DO "EXPRESSO DE SHANGHAI"

André Taborda
– um bastião… nervoso! O antigo federado de variados desportos demonstrou o porquê de ser uma mais-valia para a “TugaTeam”. Ainda se aventurou pela asa direita do meio campo, mas foi na baliza que marcou a diferença! Destaque para uma defesa fantástica a fazer lembrar, porventura, o mítico Gordon Banks. Poderia ter lançado a confusão junto do adversário fruto de algum nervosismo, mas com o desportivismo de ambas as equipas a situação resolveu-se amigavelmente!

Duarte Zenha
– um bulldozer… que arrisca! Chegou, viu e venceu! Quando rubricou contrato com a “TugaTeam” garantiu que lutaria afincadamente pela titularidade e sonhava com um lugar na selecção. Ontem demonstrou que o lugar é seu… é, sem grandes dúvidas, o melhor lateral direito da equipa! A maioria dos ataques com pés e cabeça surgiram do flanco direito fruto da sua dedicação e entrega. As suas incursões no ataque resultaram na obtenção de um tento. Em cada jogada coloca toda a sua disponibilidade. Louvável! No entanto, por vezes entusiasma-se e começa a correr sem rumo… Não se percebe bem o que quer fazer. Criou 2/3 calafrios para a sua própria defensiva. No cômputo geral, sinal muito positivo para este ‘pequeno’ grande jogador!

João Ascensão – Não atravessa o melhor momento de forma, mas parece comprometido com a sua equipa. A forma física não lhe permite atingir prestações de outros tempos, como no torneio “Allstars” altura em que representava os “Baldeões”. No entanto, fisicamente parece estar a melhorar de jogo para jogo. No final do jogo afirmou que pretende trabalhar durante a semana com muito afinco para que todos os domingos comande com firmeza a defesa da sua equipa.

Rodrigo ‘Gomas’ – uma adaptação… com frutos! No início da época o ‘mister’ teimou em colocá-lo como matador, mas os seus dotes na finalização tardaram em vir ao de cima. Caía constantemente em posição irregular. A adaptação a outra posição era inevitável. Assim aconteceu… mas para o bem da equipa. Neste momento é o guardião da lateral esquerda da defesa. Muito atento e incisivo junto dos avançados da equipa adversária que caíam no seu raio de acção. O rigor e a dedicação fazem deste senhor mais uma mais-valia! Promete! Destaque para as tentativas de remate do meio campo que invariavelmente não resultaram em nada…

Pedro Lopes – o capitão… o estratega! Nota-se que tem feito o trabalho de casa e que não esteve parado durante o defeso. Muito se falou de uma possível transferência para um dos colossos do futebol mundial, mas este facto parece que lhe passou ao lado. Numa fase ainda inicial da época apresenta uma entrega e uma disponibilidade física diferente da dos restantes companheiros de equipa. É um autêntico “box-to-box”, ajudando a defesa e sendo muitas vezes o primeiro elemento do ataque. Nota-se que ainda não dispõe dos reflexos e do ‘pique’ desejado, mas quando tiver será sem grandes dúvidas o patrão!

Zé Oliveira – Baobei (?)… não bombou (?)! Aquele que era o melhor marcador da equipa até ao momento falhou no jogo de ontem! Não esteve ao seu melhor. Dizem que sai à noite durante a semana, sexta-feira e sábado e que a sua dedicação nos treinos não é a melhor! O “Expresso de Xangai” tem informações de fonte muito próxima ao jogador que nos garantiu que durante os desafios se refresca com TsingTao, a famosa cerveja chinesa! A noite anda a dar cabo do seu potencial futebolístico. Será um caso perdido? Esperemos que não pois pode-se tornar um regalo vê-lo jogar futebol.

André Silva – um mustang… por lapidar! Durante o aquecimento parece nem estar ‘aí’ para o jogo, sempre sentado no tapete verde a fumar o seu cigarro! No entanto, mal toca no esférico percebe-se que não é um jogador qualquer. O seu toque de bola e a sua inteligência podiam marcar a diferença, mas a idade e o peso não lhe permitem explanar todo o futebol que lhe corre pelas veias… Ainda está à experiência, mas ao que tudo indica vai mesmo assinar com a única equipa Tuga de Shanghai. Pode ser um óptimo reforço, mas tem que trabalhar duro para merecer a titularidade indiscutível.

Luís Guimarães – o artista… com 200 kg! Gosta de ter a bola no pé, caso contrário desaparecerá do jogo. Aos 10 minutos de jogo já estava com os ‘bofes’ de fora! Durante a semana não trabalha com afinco e isso nota-se quando se trata de competir! A sua condição física é frágil. Quem o vê correr percebe que está pesado. As consequências para o seu futebol são visíveis. Prende demasiado a bola quando a equipa ataca e não apoia a defesa quando o deveria fazer. No entanto, e no mesmo registo que André Silva, vê-se que pode dar mais à equipa. É capaz de toques fantásticos, sendo já apelidado como o “caça-cuecas”, fruto da sua habilidade em sacar túneis por debaixo das pernas dos adversários. Deixou a sua marca na fixa técnica do jogo ao apontar o último golo do jogo, o do empate!

Martim Louro – a torre… o relações públicas! Num jeito meio desengonçado iniciou a partida em grande, apontando o primeiro golo que colocaria a sua equipa na liderança. O seu futebol e o seu porte atlético fazem lembrar o checo Jan Koller. No entanto, Louro também demonstra muitas dificuldades em termos físicos neste arranque de época. Foi desaparecendo ao longo do jogo. Estará a precisar de férias? Destaque para o seu relacionamento com o ‘referee’. Pareciam amigos de longa data. Bastava levantar o braço e o árbitro chinês imediatamente correspondia às suas intenções!

Damiano – um portento… mas não a jogar à bola! Parece que é alguém que não gosta de futebol… mas joga! Quer dizer… tenta jogar! Faz um esforço, em relação a isso ninguém lhe pode apontar o dedo. É necessário dizer que foi uma contratação ilegal. Não é português, facto que poderá custar alguns pontos de penalização, ou inclusivamente a descida de divisão. O "Expresso de Xangai" estará atento ao desenrolar desta 'novela'.
PS - por motivos de logística foi nos impossível levar a câmara fotogrática para registar esta partida. Pedimos desculpa por esta situação, garantindo que brevemente estarão disponíveis imagens que comprovem a realização destes confrontos de titans...

4 Comments:

At 6:50 da tarde, Blogger Mafi said...

Será que algum dia veremos aqui expressos no "expresso de shanghai", passo a expressão..., vitórias dessa equipa(zita)?;) quer dizer, perder por um golo é o menos mau...

 
At 4:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pela descrição da tua equipa a dos chinocas devia ser o BARCELONA para vos ganhar tao facilmente!

Madrid

 
At 2:30 da manhã, Anonymous Anónimo said...

carissimo.. fico lisonjeado pela comparacao com gordon banks.. Quanto ao nervoso? De facto exagerei, mas não é costume em termos desportivos.. vou melhorar concerteza esse aspecto para limpar a imagem deste jogo..

Continua a ser o melhor blog...;)

 
At 5:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Comentário ao comentário da exibição de Zé Oliveira:
"...Esperemos que não pois pode-se tornar um regalo vê-lo jogar futebol"

…achei por bem prenunciar-me…com base na sua prestação na última passagem por Hong Kong, ainda que noutros campos que não futebolísticos, sugiro pois a seguinte correcção… “será necessário REGÁ-LO para o ver jogar futebol”…álcool é a resposta…a visão de jogo redobrará…e os golos surgirão de com naturalidade e mestria!

Força TUGATEAM, próxima visita a Shanghai…lebo chuteiras com pitõnhes.

Abraço

 

Enviar um comentário

<< Home