quarta-feira, maio 31, 2006

Os passeios de sábado à tarde!


A 'juventude' que participou no último passeio (da esquerda para a direita): André, eu, Luís, MARTIM, Guida, Ana e Diogo... o nosso amigo Roger também esteve connosco mas na altura em que a fotografia foi tirada tinha ido arranjar o seu veículo de 2 rodas!!



Ana, Guida, MARTIM, eu e uma princesa chinesa!!

PS - vejam o post abaixo!!

O primeiro acidente em Shanghai!

No nosso grupo de amigos aqui de Shanghai já todos temos bicicleta… sendo assim, são várias as vezes em que saímos todos juntos para ir dar alguns passeios pela cidade, principalmente ao fim-de-semana!
Andar por Shanghai em qualquer veículo com rodas é uma aventura. Ora, as bicicletas têm rodas, certo? Então não será novidade se vos disser que estes passeios para além de serem úteis para conhecer melhor a cidade e termos uma melhor noção das ruas e dos caminhos que podemos tomar, são também uma fonte de adrenalina! Já sei que o senhor meu pai vai ficar muito preocupado com isto que vou dizer, mas é lindo andarmos a serpentear por entre os carros, a “assapar” pelos passeios cheios de pessoas, a andar por avenidas e ruas em que as bicicletas não podem andar, a passar os sinais encarnados, etc.… Pode parecer estúpido fazer estas ‘barbaridades’ mas está sempre tudo controlado! A sério! Já estamos imbuídos do espírito e da telepatia chinesa que evita que nos deixemos levar por situações de perigo…
Ora bem… o problema surge quando alguém que ainda não está habituado ao trânsito aqui do sítio se coloca em cima de uma ‘bicla’ ao seu segundo ou terceiro dia em Shanghai! A quem é que me estou a referir? Pois bem, esse senhor dá pelo nome de Martim Gonçalves! Eheh Martin! Obrigado por me teres lembrado… é que no post que fiz em relação à tua passagem por Shanghai esqueci-me de contar esta pequena pérola!
Este meu caríssimo, talentosíssimo e enormíssimo amigo teve aquele que foi o primeiro acidente de bicicleta a envolver uma alma portuguesa! Ainda por cima sabem onde se deu o ‘trágico’ acontecimento? Dentro do nosso condomínio! Incrível! O acidente não teve nada de especial, mas não deixa de fazer história. O Martunis “ia na sua” muito tranquilamente e ao ouvir uma mota na sua retaguarda desvia-se para a esquerda, deixando todo o espaço do mundo para o senhor passar! Não é que ele decide passar pela esquerda entre o Martim e um carro que estava estacionado? Ao vermos o senhor no chão, com aspecto de estar realmente magoado ficámos preocupados. Sem conseguirmos falar com ele por motivos óbvios estávamos à espera que alguém lhe perguntasse onde estava magoado. Nada! Ninguém se dignou dirigir-lhe uma palavra, e ele estava ali deitado no chão meio assustado, sem reagir ao que se tinha passado. Estão com pena dele? Pois não estejam… Mais tarde, já com a ajuda de um francês acompanhado de uma chinesa, viemos a perceber que o nabo da mota apenas tinha uma ferida e que queria era dinheiro. Típico. Estava-se a aproveitar da situação para nos sacar uns tustos… Incrível, não é? Este tipo de situações, segundo sabemos, são relativamente comuns com estes senhores… É que é gente simpática!!

PS - deixem-me referir que acredito piamente na inocêncio do Martim nesta história! Acredito que o chinês é que foi um valente nabo!!

segunda-feira, maio 29, 2006

TugaTeam... UM A UM!!

O "Expresso de Xangai" esteve ontem mais uma vez no Campus Universitário de Shanghai para testemunhar mais um derby entre a equipa da universidade e a "TugaTeam". O jogo... o jogo não foi um bom jogo! De um lado estava uma equipa com preparação física e organização. Do outro lado estava uma equipa de meninos que andam demasiado tempo na noite e em que o único esforço físico que fazem consiste em levar o cigarro às "beiçolas"! No entanto, o evolução dos resultados tem ido a favor destes últimos. No primeiro jogo foram humilhados e espezinhados. No segundo, com o reforço Martim Gonçalves, fizeram melhor figura e perderam apenas por um golo. Ontem, sem o lesionado Júlio André e sem o anti-futebol Diogo Basílio, a "TugaTeam" obteve um empate saboroso, especialmente tendo em conta que o nível exibicional foi dramática e desesperantemente baixo. Destaque para a elevada audiência que esteve presente à volta do relvado, em especial para a presença de duas meninas, bem giras por sinal... a Guida e a 'Iana'!

JOGADORES UM A UM... AOS OLHOS DO "EXPRESSO DE SHANGHAI"

André Taborda
– um bastião… nervoso! O antigo federado de variados desportos demonstrou o porquê de ser uma mais-valia para a “TugaTeam”. Ainda se aventurou pela asa direita do meio campo, mas foi na baliza que marcou a diferença! Destaque para uma defesa fantástica a fazer lembrar, porventura, o mítico Gordon Banks. Poderia ter lançado a confusão junto do adversário fruto de algum nervosismo, mas com o desportivismo de ambas as equipas a situação resolveu-se amigavelmente!

Duarte Zenha
– um bulldozer… que arrisca! Chegou, viu e venceu! Quando rubricou contrato com a “TugaTeam” garantiu que lutaria afincadamente pela titularidade e sonhava com um lugar na selecção. Ontem demonstrou que o lugar é seu… é, sem grandes dúvidas, o melhor lateral direito da equipa! A maioria dos ataques com pés e cabeça surgiram do flanco direito fruto da sua dedicação e entrega. As suas incursões no ataque resultaram na obtenção de um tento. Em cada jogada coloca toda a sua disponibilidade. Louvável! No entanto, por vezes entusiasma-se e começa a correr sem rumo… Não se percebe bem o que quer fazer. Criou 2/3 calafrios para a sua própria defensiva. No cômputo geral, sinal muito positivo para este ‘pequeno’ grande jogador!

João Ascensão – Não atravessa o melhor momento de forma, mas parece comprometido com a sua equipa. A forma física não lhe permite atingir prestações de outros tempos, como no torneio “Allstars” altura em que representava os “Baldeões”. No entanto, fisicamente parece estar a melhorar de jogo para jogo. No final do jogo afirmou que pretende trabalhar durante a semana com muito afinco para que todos os domingos comande com firmeza a defesa da sua equipa.

Rodrigo ‘Gomas’ – uma adaptação… com frutos! No início da época o ‘mister’ teimou em colocá-lo como matador, mas os seus dotes na finalização tardaram em vir ao de cima. Caía constantemente em posição irregular. A adaptação a outra posição era inevitável. Assim aconteceu… mas para o bem da equipa. Neste momento é o guardião da lateral esquerda da defesa. Muito atento e incisivo junto dos avançados da equipa adversária que caíam no seu raio de acção. O rigor e a dedicação fazem deste senhor mais uma mais-valia! Promete! Destaque para as tentativas de remate do meio campo que invariavelmente não resultaram em nada…

Pedro Lopes – o capitão… o estratega! Nota-se que tem feito o trabalho de casa e que não esteve parado durante o defeso. Muito se falou de uma possível transferência para um dos colossos do futebol mundial, mas este facto parece que lhe passou ao lado. Numa fase ainda inicial da época apresenta uma entrega e uma disponibilidade física diferente da dos restantes companheiros de equipa. É um autêntico “box-to-box”, ajudando a defesa e sendo muitas vezes o primeiro elemento do ataque. Nota-se que ainda não dispõe dos reflexos e do ‘pique’ desejado, mas quando tiver será sem grandes dúvidas o patrão!

Zé Oliveira – Baobei (?)… não bombou (?)! Aquele que era o melhor marcador da equipa até ao momento falhou no jogo de ontem! Não esteve ao seu melhor. Dizem que sai à noite durante a semana, sexta-feira e sábado e que a sua dedicação nos treinos não é a melhor! O “Expresso de Xangai” tem informações de fonte muito próxima ao jogador que nos garantiu que durante os desafios se refresca com TsingTao, a famosa cerveja chinesa! A noite anda a dar cabo do seu potencial futebolístico. Será um caso perdido? Esperemos que não pois pode-se tornar um regalo vê-lo jogar futebol.

André Silva – um mustang… por lapidar! Durante o aquecimento parece nem estar ‘aí’ para o jogo, sempre sentado no tapete verde a fumar o seu cigarro! No entanto, mal toca no esférico percebe-se que não é um jogador qualquer. O seu toque de bola e a sua inteligência podiam marcar a diferença, mas a idade e o peso não lhe permitem explanar todo o futebol que lhe corre pelas veias… Ainda está à experiência, mas ao que tudo indica vai mesmo assinar com a única equipa Tuga de Shanghai. Pode ser um óptimo reforço, mas tem que trabalhar duro para merecer a titularidade indiscutível.

Luís Guimarães – o artista… com 200 kg! Gosta de ter a bola no pé, caso contrário desaparecerá do jogo. Aos 10 minutos de jogo já estava com os ‘bofes’ de fora! Durante a semana não trabalha com afinco e isso nota-se quando se trata de competir! A sua condição física é frágil. Quem o vê correr percebe que está pesado. As consequências para o seu futebol são visíveis. Prende demasiado a bola quando a equipa ataca e não apoia a defesa quando o deveria fazer. No entanto, e no mesmo registo que André Silva, vê-se que pode dar mais à equipa. É capaz de toques fantásticos, sendo já apelidado como o “caça-cuecas”, fruto da sua habilidade em sacar túneis por debaixo das pernas dos adversários. Deixou a sua marca na fixa técnica do jogo ao apontar o último golo do jogo, o do empate!

Martim Louro – a torre… o relações públicas! Num jeito meio desengonçado iniciou a partida em grande, apontando o primeiro golo que colocaria a sua equipa na liderança. O seu futebol e o seu porte atlético fazem lembrar o checo Jan Koller. No entanto, Louro também demonstra muitas dificuldades em termos físicos neste arranque de época. Foi desaparecendo ao longo do jogo. Estará a precisar de férias? Destaque para o seu relacionamento com o ‘referee’. Pareciam amigos de longa data. Bastava levantar o braço e o árbitro chinês imediatamente correspondia às suas intenções!

Damiano – um portento… mas não a jogar à bola! Parece que é alguém que não gosta de futebol… mas joga! Quer dizer… tenta jogar! Faz um esforço, em relação a isso ninguém lhe pode apontar o dedo. É necessário dizer que foi uma contratação ilegal. Não é português, facto que poderá custar alguns pontos de penalização, ou inclusivamente a descida de divisão. O "Expresso de Xangai" estará atento ao desenrolar desta 'novela'.
PS - por motivos de logística foi nos impossível levar a câmara fotogrática para registar esta partida. Pedimos desculpa por esta situação, garantindo que brevemente estarão disponíveis imagens que comprovem a realização destes confrontos de titans...

sexta-feira, maio 26, 2006

"As coisas vulgares que há na vida
Não deixam saudades
Só as lembranças que doem
Ou fazem sorrir

Há gente que fica na história
da história da gente
e outras de quem nem o nome
lembramos ouvir

São emoções que dão vida
à saudade que trago
Aquelas que tive contigo
e acabei por perder

Há dias que marcam a alma
e a vida da gente
e aquele em que tu me deixaste
não posso esquecer

A chuva molhava-me o rosto
Gelado e cansado
As ruas que a cidade tinha
Já eu percorrera

Ai... meu choro de moça perdida
gritava à cidade
que o fogo do amor sob chuva
há instantes morrera

A chuva ouviu e calou
meu segredo à cidade
E eis que ela bate no vidro
Trazendo a saudade"

Mariza, Fado em Mim

terça-feira, maio 23, 2006

Adeus que te foste embora 'Martin'!!

E assim passou mais uma visita por Shanghai... Durante este fim-de-semana transformei-me em turista e acompanhei o meu amigo Martim na descoberta da cidade. Como o tempo não é muito e como não me quero pôr aqui com descrições chatas, deixo-vos algumas fotografias dos últimos dias...
Os 2 turistas em Pudong, na Haggen Dazs, com vista sobre o Bund!! (Martim, ficaste bem!! hihi!!)


Os mesmos 2 turistas no Bund com vista sobre Pudong! Não é lindo? Martim... diz de tua justiça!!

Em YuYuan Garden, à 'beira' de alguns dos poucos edifícios claramente chineses de Shanghai, o resto é só arranha-céus! Atrás de nós está uma casa de chá que dizem que é muito boa... mas não vale nada! (para os que estranharam que tenha escrito "à beira"... vivam rodeados de tripeiros e logo percebem o porquê! Tenho tido verdadeiras lições do é falar português! Ah... digo tripeiros mas tenho muita 'estima' por todos eles!)

Chegada a casa vindos do BarRouge mas ainda com força para 'sacar' uma foto do nascer do sol, a sugestão do Martim! Não era assim tão tarde como estão a pensar. A questão é que os chinocas nunca acertam as horas, o que faz com que às 4 da manhã o sol já esteja a nascer e a dizer 'bom dia'!!

Vista do JinMao, o 3º maior prédio do mundo, sobre Puxi (o lado oeste do rio Huangpu). Ambiente desafugado e limpo, não?

A mesma vista mas já à noite... lindo, não?

PS - este fim-de-semana voltámos a jogar contra uns chineses... e mais uma vez não correu bem! Voltámos a perder, mas esta semana já fizemos uma figura relativamente decente! Não fomos 'brutalmente' espancados como à 7 dias... só perdemos por um. O Martim ajudou a que tenha sido mais equilibrado, é que todos os 'tugas' que têm jogado têm revelado algumas lacunas futebolísticas (nos quais eu me incluo). Agora todos os domingos vai haver 'jogatana'! Daqui a umas semanas ninguém nos pará...

quinta-feira, maio 18, 2006

Acabei de ler uma notícia em que fiquei a saber que Shanghai é conhecida como a “city without night”!! Quem já cá esteve percebe bem porquê! As luzes e os neons estão por todo o lado… o The Bund, Pudong e a Nanjing Road são 3 exemplos disso mesmo!


De vez em quando saem notícias sobre a “poluição de luz” em Shanghai. É verdade… não é invenção minha! Alguns cientistas falam em estudos que provam as consequências que podem trazer para a saúde dos habitantes da cidade e alguns astrónomos falam que já nem a estrela polar se consegue em Shanghai e nas suas redondezas. Se a primeira parte ainda me surpreende, a segunda já não! Desde que aqui cheguei acho que ainda não devo ter visto uma única estrela, facto que ainda há dias comentava com alguém…


Mas para dizer a verdade estas consequências negativas que a luz provoca, a mim pouco vão afectar uma vez que estou aqui de passagem, por isso resta-me gozar o espectáculo que esta “poluição” proporciona a quem aqui vive e a quem por aqui passa. Ontem, antes de me deitar, olhei pela janela do meu quarto e fiquei impressionado com a vista que todos os dias tenho ao meu dispor… aliás, não será todos os dias, porque em metade deles a poluição não me deixa ver o ‘vizinho da frente’! Como é óbvio peguei logo na minha máquina fotográfica e guardei aquela ‘vista’ para a posteridade… partilho-a agora com os leitores do “Expresso de Xangai”… Não é brutal?


segunda-feira, maio 15, 2006

O costume... e mais uma ilustre visita!!

Mais um fim-de-semana se passou em Shanghai! Desta vez não tenho grandes aventuras para contar… Foi muito tranquilo!
Começou sexta-feira com um jantar num restaurante Japonês, do qual somos fregueses habituais! Na companhia da Mafalda (namorada do contacteante André), do André (contacteante em Ningbo) e do Pedro Pureza (amigo do contacteante Rodrigo) tivemos um jantar hilariante. Ri-me como não me ria à muito, muito à custa das “pérolas” que saem a todo o instante da infindável imaginação do Pureza… o momento alto da noite foi quando tomou o lugar do ‘simpático’ grelhador chinês, imitou todos os tiques do homem a cozinhar e começou a falar um chinês perfeito! No entanto, não disse absolutamente nada… foi uma imitação incrível! Só visto… “Escangalhámo-nos” todos a rir… já não aguentávamos mais!
Depois do jantar fomos ao sítio do costume… vale a pena dizer onde fomos? Ou já todos adivinharam? Vale a pena dizer que fomos ao BarRouge? Deixo-vos umas fotografias retiradas da Internet… ficam com um “cheirinho” do que se trata!



No sábado não se passou absolutamente nada, e no domingo jogámos futebol pela primeira vez desde que cá chegámos! É com muita vergonha e com algum “mal-estar” no seio da nossa equipa lusitana que tenho que informar os leitores do “Expresso de Xangai” que levámos uma valente “tareia” da equipa dos chinos… Estes senhores não jogam grande coisa, mas correm demais, e contra 8 portugueses que começam a ficar com ‘barriguinha’ aconteceu o inevitável! Pode ser que daqui a uns tempos haja uma pequena vingança…
Ah... o meu amigo Erik veio mesmo à missa no domingo! Apesar de ter chegado 30 minutos atrasado disse-me que gostou e que achou interessante, mas que estava completamente perdido! É normal... Dentro das minhas limitações comprometi-me em fazer-lhe uma introdução ao Catolicismo!! Vamos lá ver como é que "descalço esta bota"...

Como não podia deixar de ser destaque para a chegada de mais uma visita: o meu querido amigo Martim Gonçalves, depois de 2 semanas na Índia, chegou ontem à noite a Shanghai! As primeiras impressões foram boas… Hoje à noite vai apanhar o comboio para Beijing e regressa na quinta-feira! A partir daí vai ser só Shanghai!

Bem-vindo MARTIN!!!

sexta-feira, maio 12, 2006

Um final de tarde incrível...

Minha gente: adquiri um veículo com 2 rodas a que normalmente se dá o nome de bicicleta! É um espectáculo…
Sempre que faço uma compra nova, qualquer que ela seja, tenho logo que lhe começar a dar algum uso, de preferência no dia da compra... a minha BATTLE 3300 não foi excepção! Teve uso no próprio dia, e o resultado foram lindo…



Por volta das sete, e na companhia do Diogo, do Rodrigo e do Pedro (um amigo do Rodrigo), partimos para uma volta de bicla. Pedalámos para o norte da cidade, sem grande destino. Passámos por algumas zonas pobres da cidade mas até aqui nada de novo… Continuámos a pedalar!
A certa altura o Diogo, conhecedor ‘profundo’ de Shanghai, encaminhou-nos para o campus universitário, e aqui é que se iniciou uma tarde linda…
Por volta das sete e meia, ao aproximarmo-nos de um dos muitos edifícios da faculdade começamos a ouvir música de discoteca claramente uns decibéis acima daquilo que é normal para aquelas horas da tarde/noite. O meu primeiro palpite foi: “é um fitness club!!”. Pois que me enganei… Curiosos como somos, fomos investigar o que era. O Pedro tomou a dianteira, subiu vários lanços de escadas, desapareceu durante uns segundos, e com uma dose razoável de entusiasmo e loucura, chamou-nos para vermos o que se passava… Rapidamente “amarrámos” com vários cadeados os nossos 4 'veículos' a uma árvore, e pusemo-nos a caminho! Quando chegámos ao cimo das escadas vemos um bruta ginásio às escuras, com luzes de discoteca e, sem exagero, com mais ou menos 40 miúdas e meia dúzia de machos chineses! Não nos fizemos rogados: mesmo em trajes pouco apropriados, e a fazer uma figura ridícula, entrámo-nos na sala, entrámos na onda… e começámos a dançar! Foi mesmo ridículo… mas foi lindo! Tinham que ver com os vossos próprios olhos… todas as quintas, sextas e sábados, das 18:30 às 21:30, estas criaturas danadas para a brincadeira põem-se a dançar num ginásio! Incrível…
Bom… mas tínhamos que continuar o nosso passeio! Como muita pena nossa, e praticamente em lágrimas, abandonámos o ginásio e pusemo-nos a pedalar! Andámos uns quantos minutos às voltas… A certa altura vimos “prai” 50/60 pessoas reunidas à volta de uma estátua do tio Mao! Mais uma vez, curiosos como somos, e mais uma vez com a ajuda da boa disposição do nosso amigo Pedro, ficámos a saber que se tratava de um “English Corner”, que basicamente é um sítio onde os chinocas se reúnem para aprender e treinar inglês. Foi lindo… Toda a gente vinha falar connosco! Há algumas histórias para contar, mas como o post já está longo vou-me ficar apenas vos falar de 2 conversas:
1 – na primeira perguntei aos meus novos ‘amigos’ como é que tinha sido a revolução cultural na China, o que é que se tinha passado, como é que decorreu, e qual a opinião deles em relação a este período da história do país… com alguma surpresa a resposta deles foi: “the biggest catastrophe in the history of China”. Não sei se é razão para ficar surpreso, mas eu fiquei… não estava à espera que me dissessem isto de uma forma tão clara e sucinta;
2 – a certa altura, e a falar com outras pessoas, sem pensar no que estava a fazer, peguei no fio que trago ao pescoço e perguntaram logo se era Cristão. Respondi que sim… Perguntaram-me se ia à igreja regularmente. Respondi que sim… Por incrível que pareça, um deles vira-se para mim e diz-me: “can I go with you this weekend?”. Mais uma vez não estava à espera… fiquei parvo! Disse-lhe logo que sim e dei-lhe o meu número de telefone… Quando cheguei a casa tinha uma mensagem a agradecer a conversa e a dizer que quer mesmo ir comigo à missa no domingo! Já está tudo confirmado… vai mesmo à missa pela primeira vez!

BRUTAL!!

PS – pena não ter levado a máquina fotográfica!!

quarta-feira, maio 10, 2006

Retratos III...


Retratos II...






Retratos...