O Expresso de Xangai
terça-feira, fevereiro 28, 2006
domingo, fevereiro 26, 2006
PARABÉNS MARIANA E FRANCISCOS!!!
Agora, pelo menos por uns tempos, acabaram-se as noites descansadas... Chegaram as fraldas sujas, os choros a meio da noite e todas essas coisas menos boas! Mas acima de tudo... ALEGRIA, VAI VALER A PENA!
O sono tira-me o entusiasmo da escrita e o discernimento para dizer alguma coisa de jeito, mas não queria deixar passar o dia de hoje sem fazer a justa “homenagem” à senhora minha irmã e ao seu filho Francisco!!
Quando tiver fotografias todos vão ficar a conhecer o novo membro da orgulhosa família Ascensão!
sexta-feira, fevereiro 24, 2006
As fotos possíveis...
No sentido do ponteiro dos relógios e a começar por mim: eu, André, Diogo, Ana, Guida e Luís...
O pitéu que está à venda em pleno Carrefour... Por acaso, no fim-de-semana passado fomos a um restaurante chinês e comemos sapo (ou rã?). Para meu grande espanto até não é nada mau...
O resultado de uma noite no Bar Rouge...
A Batalha de Aljubarrota Parte II
O tema tem sido alvo de vários comentários... Sendo assim vamos explorar o assunto: os chineses a comer!
Hoje almoçamos no escritório. O ritual é sempre o mesmo: um restaurante qualquer de take-away faz a entrega de 11 pratos, coloca-se jornal sobre a mesa de reuniões… e toca a comer! Bom, reza a história que a batalha de Aljubarrota foi muito dura e causou inúmeras baixas humanas… ora bem, este almoço foi algo parecido! Este almoço parecia um campo de batalha, apesar de graças a Deus não ter havido casualties. Então é assim (como diz comum dos portugueses): o Andy a comer é a coisa mais nojenta que já vi na minha vida! Acho que não estou a exagerar… estávamos os 3 (André, Luís e eu) embaraçados com o cenário com que nos deparámos. O jovem Andy come da seguinte maneira: a sopa foi feita para ser sorvida e não para ser bebida; o cotovelo esquerdo deve estar colocado sobre a mesa, o punho da sua mão esquerda deve estar fechado e dirigido ao próprio peito; as costas devem estar tortas; e finalmente, a beiça deve estar colada ao prato de modo a que seja apenas necessário empurrar os deliciosos alimentos chineses para a sua boca assustadora. Enquanto ouvíamos a sinfonia que este senhor criou a nossa vontade era, das três uma: ou vomitar, ou rir ou fingir que nada se passava! Tentámos optar pela terceira, mas de vez em quando ainda esgrimimos umas quantas risadas…
Mais tarde chegou a Jackeline. O espectáculo repetiu-se! Conto apenas mais dois pormenores:
- 1º: a nossa amiga Jackas (atenção que é só para os amigos) estava de tal maneira debruçada sobre o seu prato, que a certa altura reparei que com a mão esquerda segurava o cabelo para que este não atingisse o seu precioso manjar;
- 2º: o almoço foi peixe frito. A certa altura a nossa secretária tinha 2 espinhas nas beiças… em forma de cornos! Surreal! Mas o pior veio a seguir. Imaginem as imagens em câmara lenta: as espinhas estão então na beiça inferior. A língua lentamente sai da boca… quase que como um íman apanha os “objectos” e expeli-os para cima da mesa, em direcção a um pequeno recipiente. “Azar dos azares”… falhou o alvo, os vestígios da guerra ficaram sobre a mesa de reuniões!
Ver para crer…
PS – enquando faço publish post sou confrontado com mais uma “sorvidela” do nosso amigo Andy… é espectáculo!!
quinta-feira, fevereiro 23, 2006
Os chineses...
- um dos nossos coordenadores de estágio chega aos escritórios com 10 minutos de atraso (às 9:10). Ao entrar no open-space, muito envergonhado e embaraçado, a primeira coisa que diz é: "sorry I'm late"! Uma das coisas que eles mais parecem respeitar é a hora de entrada... a de saída já não tanto;
- para melhorar a produtividade de todos os colaboradores, uns minutos antes das 9, a secretária liga os computadores de toda a gente, para que assim seja chegar e começar logo a trabalhar;´
- durante o tempo de trabalho... toda a gente parece estar mesmo a trabalhar! Conversas com o colega do lado são muito esporádicas, coisa que para um português é impensável;
- não se pode desperdiçar tempo... sendo assim toca a almoçar dentro do escritório! Esta gente passa 9 ou mais horas enfiada dentro do mesmo espaço (que por sinal é mínimo);
Bom... mas com o tempo espero vir a perceber ainda mais coisas boas que os chineses têm! Como vos disse estas são as primeiras impressões das primeiras semanas. Pode ser que esteja engano... mas acho que não!
PS - a Mafalda Brandão e o Diogo Alvim são as primeiras visitas à nossa mansão! O Diogo fica cá até sexta (esteve a dar aulas de inglês e regressa agora a Portugal) e a Mafalda em princípio fica até Domingo... Ontem (quarta-feira) fomos a uma discoteca chamada "Zapata's". O Diogo só dizia: "estou de regresso à civilazação!". É óptimo tê-los por cá...
segunda-feira, fevereiro 20, 2006
Um dia no trabalho!!
Já com alguns minutos de atraso, o André, o Luís e eu acabamos por sair de casa em direcção ao metro. Estes 2 senhores vão trabalhar na mesma empresa que eu, e estão a passar uns dias cá em casa até encontrarem uma para eles. Na plataforma para apanhar o metro a multidão era tanta que só conseguimos apanhar o segundo comboio que passou…
Ao sair da estação, virámos à direita e pusemo-nos a caminho do Nan Zheng Building! Em 5 minutos chegámos lá! Como não podia deixar de ser, e como bons portugueses que somos chegamos com 10 minutos de atraso… Mas ninguém parece levar a mal. A recepção, tal como já tinha sido na sexta-feira (dia em que fomos visitar os escritórios), foi óptima.
Dez minutos depois de chegarmos reunimo-nos com o big-boss Daniel Wang, e entre outras coisas ficámos a saber que os senhores para os quais trabalhamos vão-nos pagar as chamadas de telefone. Temos direito a 360 minutos por mês!! Nada mau… aliás… MUITO BOOOOOOM!
Mais tarde e depois de alguns problemas com os computadores, voltámo-nos a reunir. Desta vez com o big-boss, o Paul e o William. O objectivo foi alcançado e consistia em apresentar-nos o parque industrial sobre o qual o nosso trabalho vai ser realizado. Correu muito bem. Conseguiram convencer os 3 Putaoienses (Portugal = Putaoya) a trabalhar na BizVision de que esta vai ser uma grande experiência. Resumidamente, ficámos a saber que vamos fazer a promoção do parque industrial que pertence à empresa (fica a 350 km de Shanghai), estar atento a produtos e serviços portugueses que possam ser vendíveis na China, e pode ser que abranja algumas avaliações financeiras. Pode não parecer muito interessante, mas vai ser bom!
Um pouco mais tarde do que é normal para os chinocas, começamos a almoçar às 13 e 20. E perguntam vocês: mas e onde almoçaram? Ora muito bem, essa é uma pergunta muito pertinente! Parabéns por fazerem esta questão! A resposta é: na sala de reuniões! Mai nada! É prática comum encomendar-se o almoço, e comer-se nos escritórios. Tem a vantagem de não gastarmos dinheiro, mas não é muito confortável, principalmente porque temos que comer à frente dos chineses! Aliás, é mau porque eles comem à nossa frente, e posso-vos garantir que é uma experiência assustadora! É assunto para mais um post.
À tarde tivemos a fazer alguma pesquisa sobre a China e sobre o parque industrial. Às 4 voltamo-nos a reunir com o William e recebemos uma “aula” sobre história, política, religião, costumes, conselhos, diversões, locais a visitar em Shanghai e na China, etc. Foi muito útil…
Balanço final: ‘tou’ motivado!!!
Bom… a dissertação já vai longa! A continuação de uma óptima semana para o caríssimo(a) leitor(a)!
sábado, fevereiro 18, 2006
Bar Rouge on fire!!
Um dos problemas que temos nesta cidade é em dizermos aos taxistas para onde queremos ir. Nós até tinhamos a morada do sítio para onde queriamos ir, mas e dizê-lo ao taxista? A situação foi de tal maneira hilariante, que estavam 2 táxis parados no meio da estrada a tentar perceber para onde queríamos ir, e cada carro que passava por nós parava para perceber o que se passava! Na fotografia não se ve, mas a certa altura a estrada de 4 faixas chegou a estar mais ou menos congestionada...
Mas lá chegámos à Waitan Lu, situada no The Bund, zona que faz lembrar Londres! Ao sairmos do táxi fomos confrontados com uma cena muito pouco comum em Shanghai, pelo menos até ontem: senhoras com crianças a chorar e a pedir esmolas! Foi uma situação um bocado desconfortável. No passeio vivia-se a pobreza e o desespero... bastava dar um passo e entrar num prédio, e estavamos rodeados pelo jet-set de Shanghai e ao lado de uma loja da Cartier! Bom... mas lá entrámos na disco com a ajuda do Rodolfo, um colega do atelier da Guida! O sítio é brutal, muito louco mesmo! Fica no sétimo andar de um prédio de luxo... Rapidamente nos entusiasmamos com a noite... Aquela que era para ser uma noite curta, acabou por se arrastar até 'prai' às 4 e 30! A vista sobre Pudong (do outro lado do rio) é uma coisa inacreditável. Têm que ver in loco!
A discoteca não tem uma decoração "por aí à além", mas o ambiente é realmente incrível! É praticamente só ocidentais, ou chineses cheios de "papel"!!
A noite já estava a ser longa e lá nos fomos embora! O cenário da pobreza mantinha-se! Às horas a que saímos do Bar Rouge ainda lá estavam as mesmas senhoras com as suas filhas... às quatro e meia da manhã!
sexta-feira, fevereiro 17, 2006
A nossa casa.... e o meu quarto!!
Finalmente fotografias da nossa casa!! Como devem ter percebido a fotografia de cima é da nossa sala... É mesmo muito grande! Tive hoje no escritório onde vou trabalhar e percebi que o open space onde vão estar 10 pessoas, é mais pequeno que a nossa sala... Como podem ver temos uma óptima televisão, um DVD, um amplificador e umas brutas colunas. Ainda há mais uma televisão num dos quartos (não é no meu, felizmente!).
A cozinha não estava muito equipada. Não tinha pratos, talheres, tachos, etc.... por isso toca a comprar!! Para compensar tem 2 frigioríficos, um forno, um fogão e um micro-ondas!
Uma questão de fidelidade!
Em baixo têm uma fotografia do meu quarto. Há uns dias dizia que o quarto com o tempo ia ganhar alguma vida! Mas foi incrível a forma rápida como tudo mudou... bastou parar um minuto parar pensar onde colocar a camisola 'mai' linda que tenho! Para quê palavras quando as imagens revelam tudo? Digam lá: não tá 'uindo'?
quarta-feira, fevereiro 15, 2006
Fotografias de Shanghai
Em pleno Starbucks Coffee escrevo mais um post. Desta vez não tenho muito tempo, por isso aqui ficam 2 fotos desta cidade inacreditável...
Em cima têm só um exemplo do que é o trânsito em Shanghai. É um autêntico caos... Depois explico-vos melhor como é que isto funciona. Sobreviver é o objectivo!
A fotografia de baixo é a Nanjing Road!! É uma rua com 'prai' 4 kms, e é considerada a zona mais comercial da cidade. Esta foto por acaso até nem é a melhor, mas é incrível a quantidade de gente que se ve nas ruas!É nesta mesma rua que vou trabalhar. Ainda não sei ao certo onde ficam os escritórios da Shanghai BizVision, mas sei que é nesta rua! Por falar em trabalho, devo começar a "bulir" no dia 20, mas o meu amigo Daniel Wang não me diz nada! Estou à espera do dia certo começar a "labutar"! Até lá arrumamos a casa, conhecemos a cidade e descansamos mais um pouco...
terça-feira, fevereiro 14, 2006
Tenho casa!! Ou melhor... temos casa!! Depois de uma busca incessante lá encontrámos um poiso para arrumar as malas durante os próximos 9 meses. Mas não é um poiso qualquer, é uma bruta casa! Como podem ver pela fotografia tem 2 andares e fica num 30 andar! Apesar de não ficar bem no centro da cidade, e apesar de a zona à volta não ser a mais bonita, é inacreditável a vista que temos de nossa casa! Dá para ver um pouco da dimensão desta cidade...
Por agora mato a vossa curiosidade com esta fotografia tirada da entrada... Mais tarde colocarei mais fotos!
A maison tem 5 quartos, 3 casas de banho, uma boa cozinha, um quarto para as máquinas, um éspecie de terraço e uma sala giganteca! Um dos quartos é pequeno, portanto não será utilizado por nenhum de nós (para quem não sabe: 2 ladies e 2 Homens). Fica reservado para as visitas... E agora, qual é o meu quarto? Como todos os quartos são mais ou menos semelhantes, optámos por fazer sorteio! A minha fortuna, tenho que admitir, acabou por não ser muita. Para dizer a verdade, fiquei com o quarto que menos queria. Mas mesmo assim é óptimo! Muito bom mesmo! É o único no primeiro andar! Na fotografia é a porta que se vê do lado esquerdo... Por agora ainda está um bocado "despido", mas com o tempo vai ganhar alguma vida...
O único aspecto menos bom da casa, é que não está totalmente equipada! Sendo assim, a Guida (sim... é mesmo o seu nome! Não é Margarida!), o Diogo e eu fomos ao IKEA!! É isso mesmo... existe IKEA em Shanghai! O formato e o esquema da loja é muito semelhante à de Lisboa, portanto vimo-nos mais ou menos à vontade. Tivemos que comprar milhares de coisas, como pratos, talheres, copos, toalhas, lençóis, edredons, candeeiros, etc. Agora apercebo-me do trabalho que dá montar uma casa… É uma seca brutal! Pior do que o trabalho que dá, é o dinheiro que se gasta! Assim a brincar devo ter gasto “prai” uns 70/80 contos nos últimos 2 dias… Coisa pouca!
Neste momento a corria e a azáfama dos últimos dias, provocam um cansaço imenso, e sobrepõem-se ao entusiasmo e alegria que é estar nesta cidade! Estamos os 3 realmente muito cansados. Mas prevejo que a partir de amanhã tudo se torne mais calmo e tranquilo! Agora que temos casa, o descanso e a tranquilidade vão chegar com certeza. Vai chegar a paz para começar a gozar e a absorver tudo o que esta cidade nos pode oferecer! E acreditem que é muito!
Se calhar as palavras que escrevo não transmitem muita alegria ou entusiasmo, mas acreditem que é mesmo por causa do cansaço que se apoderou de mim e de que há pouco vos falava!
Tenho tanta coisa e tantas experiências já para contar que não sei por onde começar… Com o tempo vou-vos contar tudo!
Saúde!!!
PS – já tenho nome chinês: Yue Han!!
PS – a companhia destes primeiros dias tem sido óptima! A Guida e o Diogo têm sido um espectáculo! A “Iána” (a segunda ladie) chega só na quinta feira…
PS - o elevador demora 51 segundos a fazer os 30 andares...
sábado, fevereiro 11, 2006
As primeiras impressões...
Tenho que admitir que quando cheguei a Shanghai o primeiro impacto não foi muito positivo... talvez influenciado pelo cansaço, e por alguma ansiedade o meu único pensamento era: mas o que é que tou aqui a fazer?? Porque raio é que aceitei esta vinda para Shanghai?? Não estava muito melhor no meu cantinho em Portugal, junto da minha família e dos amigos??
A verdade é que a cidade é mesmo gigantesca! É uma coisa assustadora. A sensação de pequenez e de impotência é muita... Para piorar as coisas, a comunicação com os chineses é praticamente impossível. São muito poucos os que falam uma palavra de inglês, e o nosso chinês... "portantos" que é uma granda nódoa! Dá para dizer bom dia, obrigado e adeus! Não é para ser pessimista, mas cheira-me que no final dos 9 meses vou dizer só mais meia dúzia de palavras... o chinês é mesmo difícil!
Há imensas coisas que tenho para contar! O cheiro da cidade, a aventura que é andar de taxi, os pasteis de nata, as cobras que já comemos, a procura de casa, a poluição, os centros comerciais, etc... Mas não se preocupem! Vou contando aos poucos...
Bom... mas agora o meu estado de espírito é bem mais pacífico do que era no primeiro dia! Começamos a interiorizar e a perceber mais um pouco da cidade... Ainda é muito desconhecida, mas já nos começamos a sentir em casa!! Que lindo!!!
Agora tenho que ir andando... vou ali assinar um contrato de arrendamento! "Coitadinhos" que nós que temos uma casa mínima... A piadinha fácil: foi um negócio da China!!
Hasta...
quinta-feira, fevereiro 09, 2006
As primeiras de Shanghai...
Minha gente: cheguei!! A viagem foi muito cansativa mas fez-se bem... sem sobressaltos! A partida começou logo com alguns problemas. Tinha direito a 43 kg mas ultrapassei claramente este limite. Inicialmente tinha 55 kg, muito por causa dos muitos livros que queria trazer. Não havia muito a fazer que não fosse começar a tirar coisas da mala, por isso... mãos à obra. Lá comecei a árdua tarefa! Depois de alguns tentativas a senhora da British Airways lá me deixou fazer o check-in com 47kg em 2 malas! Primeiro problema solucionado! Na viagem para Londres vim ao lado do Sr. António! Um personagem engraçado... comunista até à ponta do "tutano". Em 1959 foi para o Canadá e de lá não saiu até à reforma. Hoje faz a vida entra os Olivais e Montreal. Mas o mais engraçado da conversa, foi ver que qualquer que fosse o tema da conversa, tudo ia levar à incompetência do Estado. Há mais histórias para contar, mas agora não tenho tempo...
A viagem de Londres para Shanghai correu bem. Muito cansativa, mas sem problemas! Quando cheguei ao aeroporto... "cadê" o Daniel Wang?? "Cadê" alguém da Shanghai BizVision? Ninguém!! Ainda tive prai 1 hora à espera... e nada! Acabei por ir de taxi!
Tenho mesmo que ir andando! Quando tiver tempo conto melhor as primeiras impressões!!
Bjs e abraços
quarta-feira, fevereiro 08, 2006
Adeus que me fui embora...
Neste momento gozo as últimas horas em Portugal... Depois de algum tempo em que estive muito de "pé atrás" em relação a esta experiência chinesa, hoje estou mesmo muito entusiasmado! Tenho noção de que vai ser díficil... mas vai ser óptimo!!
Hoje faz sentido dizer: "Adeus e até ao meu regresso!!"
Um bem haja para todos...
sexta-feira, fevereiro 03, 2006
As últimas despedidas...
Tenho data de partida marcada!! Para aqueles que ainda não sabem vou no dia 8 de Fevereiro, às 8 e 20 da manhã. Vou de Lisboa para Londres e depois directamente para Shanghai. Infelizmente vou ter que fazer a viagem sozinho, mas tenho que confessar que acabou por ser opção minha.
As despedidas já foram muitas, mas têm sido às "pinguinhas"... A ideia era juntar toda a gente na corrida de karts, mas como sabem este programa não possível pelas condições climatéricas que o nosso querido amigo São Pedro nos proporcionou. Mas não faz mal... tenho andado de almoços em jantares a tentar dizer um úlitmo adeus a toda a gente... Aqueles que não me despedi como deve ser... um até breve!! A minha ausência não vai ser por muito tempo. Se tiverem com muitas saudades podem sempre ir dar uma volta a Shanghai!
Apenas por curiosidade, este fim-de-semana vou estar em Palmela, a fazer o Enneagrama com o Padre Nuno Touvar de Lemos e com a Irmã Maria Vaz Pinto! Para aqueles que não sabem o que é isto... investiguem em: http://www.eclecticenergies.com/enneagram/introduction.php#short . (José Maria: obrigado pelo teu post no outro dia... deu jeito para agora! Saúde!).
Eu sei que no úlitmo fim-de-semana em Portugal devia ficar por Lisboa com os meus pais e com os meus amigos, mas estou para fazer isto à imenso tempo e não queria perder esta oportunidade. Pode ser que venha mesmo na altura certa...
Até ao próximo post!!